FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de junho de 2012

Exposição "Aterro do Flamengo: O Resto é Arte"



Há 95 anos, Duchamp enviou ao Salão dos Independentes, em Nova York, um urinol. Começava ali uma interminável revolução nas artes. Todos os objetos, desprezíveis ou desprezados, poderiam ser objeto de um olhar com outro olhar.
A Coleção de Arte é uma nova galeria situada num antigo prédio da Praia do Flamengo. Dentro dela, Luciana Conde resolveu reunir acervos que falam de urinóis, vassouras, latas de lixo, ferro-velho. Tudo retransformado em arte. Alguns colecionadores cederam as peças e a exposição.
ATERRO NO FLAMENGO: O RESTO É ARTE! passou a fazer sentido. O que faz sentido dentro dela e vale a pena ver: obras de Edmilson, Marcos Cardoso, Artur Barrio, Jorge Fonseca, Vik Muniz. No caso dos primeiros, trata-se de uma apropriação veraz de objetos de consumo já consumidos – como sacos de lixo, lonas de caminhão usadas, restos de fantasias de Carnaval que se reincorporam em novas formas. Já no caso de Vik Muniz, trata-se de utilizar sucata e lixo e dar ao objeto inservível um novo corpo. Literalmente corpos de personagens – a Vênus de Boticelli, o Menestrel da novela Passione ou a catadora de lixo – feitos de restos e ganhando nítidos contornos, como se vivos fossem, pela fotografia. O resto é lixo. A arte, não. Ela arranca do que é óbvio formas novas de perceber o mundo. Deixe de lado o que você considera realidade ou o que você pensa que é o poético. Saia à cata de novas percepções.
A Coleção de Arte com a exposição ATERRO NO FLAMENGO: O RESTO É ARTE! está lhe propondo algumas pistas. Que tal? A exposição inaugura no dia 16 de junho às 15h.
Galeria Coleção de Arte Praia do Flamengo, 278 Térreo Telefone: (21) 2551-0641