FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Exposição "Luz da Fé- Fotógrafos Brasileiros Anos 80"


O Museu de Arte Sacra de São Paulo, Bairro da Luz, São Paulo, SP,  apresenta ”Luz da Fé – Fotógrafos Brasileiros Anos 80″, exposição com 49 fotografias realizadas nos anos de 1980, registros da devoção do povo brasileiro através de procissões, festas e outras representações de caráter religioso. 

A mostra, que obedece a curadoria do crítico de arte Paulo Klein, é um recorte de “Andores, Opas e Anjos: Passa a Procissão”, organizada pelo Pe. Antonio de Oliveira Godinho, exibida no mesmo museu em 1985. 

Entre os principais objetivos do curador para a mostra está o resgate do aspecto temático das imagens ligadas à religiosidade, observando a poética e os elementos estéticos de fotógrafos que atuavam em diversos setores da fotografia brasileira no período, tais como Adenor Gondim, Aristides Alves, Cláudio Versiani, Edu Simões, Juca Martins, Miguel Chikaoka, Nair Benedicto, Paulo Leite, Pedro Vasquez, Penna Prearo, Ricardo Malta e Rosa Gauditano, integrantes da atual reedição. 

A comunicação com o sagrado, que pode ser representada pela chama de uma vela, como sugere o título, é o tema que permeia essas obras. “Luz da Fé” visa contribuir com a memória da devoção brasileira para que ela não se perca, para que a chama dessa vela não se apague.
Até 29 de julho.