FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Exposição "Noel Rosa 75 Anos Sem Vida. Viva Noel! 1937-2012"



Exposição, palestras e música em homenagem ao cantor e compositor Noel Rosa no Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho, mas conhecido como Castelinho do Flamengo. “Noel Rosa 75 anos sem vida. Viva Noel! 1937-2012”, que tem curadoria de Mauro Cleverson, começa dia 5 de junho, terça-feira, e vai até 30/6, sempre às 19h.
São três dias de programação. A exposição de caricaturas é assinada por Jaguar, Ziraldo, Paulo e Chico Caruso, Lan, Hippertt e Ykenga, e Aliedo, Aroeira, Chico Caruso, Claudio Paiva, Gil, Hippertt, Ique, Jaguar, Lan, Leo Martins, Liberati, Luis Trimano, Lula, Pamé, Paulo Caruso, Ykenga, Ziraldo. Os artistas mostram com detalhes diversos perfis do Poeta da Vila em 17 quadros, entre caricaturas, ilustrações e desenhos. 
Um painel sobre vida e obra de Noel Rosa ficará a cargo do radialista e pesquisador musical Adelzon Alves. Já o artista plástico André Hippertt, faz palestra sobre “O papel da caricatura na imprensa, hoje”. A cada dia da programação, um show diferente com destaque para o repertório de Noel: a cantora Marcia Lisboa, o violonista Robertinho De Paula e a cantora Dilma Oliveira.

Para realizar o projeto Mauro Cleverson se inspirou no comentário do cartunista Jaguar sobre o mal aproveitamento da caricatura pelas agências de publicidade. Outro comentário foi sobre o valor atingido num leilão, por um cartaz do filme King Kong, na famosa Southeb’s de Londres.
Para relembrar a época da boêmia carioca de Noel Rosa, nos dias de shows, cada convidado receberá uma porção de amendoim com um cálice de Vermute. “A ideia é reviver o tempo em que qualquer boemio num bar do Rio de Janeiro, se sentava para saborear a combinação”, disse Clverson, que garante também para o vernissage cerveja e sanduíche de mortadela.
_Se observarmos a criatividade nas caricaturas, por exemplo, impressas na primeira página dos jornais, facilmente chegamos a conclusão que elas poderiam substituir as manchetes. É impressionante a habilidade destes artistas do traço, venham conferir!
Noel Rosa(vida e obra)
Noel Rosa, que completou 75 anos de sua passagem no último dia 4 de maio, morreu aos vinte e sete anos com mais duzentas obras registradas, entre elas inúmeros sucessos. Ela tinha como hábito ilustrar as capas de suas modinhas/partituras utilizando-se da técnica da caricatura. Segundo João Máximo, um dos seus mais importantes biógrafos, “Noel é o primeiro compositor popular moderno brasileiro. 
O compositor é responsável por unir compositores do morro e do asfalto. Entre os seus amigos constava outro grande mestre das letras, compositor Cartola.



Programação:
Dia 5/6 – 19 horas
_ Abertura da exposição “Noel Rosa 75 anos sem vida. Viva Noel! 1937-2012”. (visitação de terça-feira a domingo das 10 às 18h30). Show com a cantora Marcia Lisboa que será acompanhada pelo violonista Adury Junior
Dia 19/5 – 19 horas
-Palestra com o artista plástico André Hippertt com o tema “O papel da caricatura na imprensa”. Show com violonista Robertinho Silva.
Dia 26/6 – 19 horas
- Palestra com o radialista e pesquisador Adelzon Alves com o tema “Vida e obra de Noel Rosa”. O show será da cantora Dilma Oliveira, acompanhada pelo violão de sete cordas de Marlon Mouse.
visitação de terça-feira a domingo das 10 às 18h30.
Serviço: Dia 5 de junho, terça-feira, às 19h
Abertura da exposição “Noel Rosa 75 anos sem vida. Viva Noel! 1937-2012”.
Caricaturas assinadas por nomes como Jaguar, Ziraldo, Paulo e Chico Caruso, Lan, Hippertt e Ykenga, entre outros. Show com Márcia Lisboa.
Horário de visitação de terça-feira a domingo das 10 às 18h30.
Centro Cultural Oduvaldo Vianna Filho
End: . Praia do Flamengo, 158
Tel: 2205-0655
ENTRADA FRANCA
Lotação: 80 pessoas
Faixa etária: livre