FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de junho de 2012

Exposição "Para Nunca Mais Te Esquecer"




Na  próxima quinta-feira, dia 14 de junho, às 19h, será aberta no Centro Cultural do Paço Imperial (o centro cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional –IPHAN) a exposição Para Nunca Mais Me Esquecer do artista plástico José Paulo, com curadoria do crítico de arte Marcelo Campos. Nessa mostra será exposta uma série de trabalhos do artista pernambucano que se apropria do universo da escrita, dos tipos gráficos móveis e das tipografias. Sua compreensão desta apropriação se coloca dentro do repertório visual e plástico, resultando em trabalhos que exploram a tridimensionalidade: esculturas, painéis, objetos e desenhos.
Alguns dos trabalhos resultaram de uma pesquisa que o artista vem desenvolvendo dentro do universo da cultura popular, através de visitas a olarias e oficinas de cordel. Outros são resultado  da preocupação do artista com o sofrimento, a opressão e a violência que a humanidade infringe a natureza e a si próprio. Todos os trabalhos apresentados são inéditos na cidade, e alguns serão produzidos especialmente para essa mostra no Rio de Janeiro.
A curadoria da mostra é assinada por Marcelo Campos, a produção executiva é de Rosa Melo, o Projeto gráfico e sinalização Zolu Design. 
Uma equipe de mediadores, estará à disposição para realização de visitas guiadas, especialmente organizadas pelo Setor Educativo do Paço Imperial.

Currículo Resumido do artista:
José Paulo (jpso@uol.com.br ) vem nos últimos anos construindo uma carreira sólida e ascendente. No ano de 2004 participou da Trienal Poli-Gráfica de San Juan em Porto Rico, através de convite do curador colombiano José Ignácio Roca ( curador adjunto da Bienal de São Paulo 2006 ). Em 2005 realizou a mostra Repetir, Repetir, Repetir no Museu de Arte Contemporânea de Niterói, e representou Pernambuco juntamente com outros artistas, na exposição Territoires Transitoires ocorrida em Paris no ano Brasil-França. Em 2007 apresenta a instalação Quimera na mostra “ Encuentro entre dos Mares – Otras Contemporaneidades - Problemáticas - Bienal de Valencia – Valencia – Espanha através de convite dos curadores Kevin Power ( Inglaterra) e Tício Escobar ( Paraguai). Arti sta brasileiro convidado para a Décima Bienal de Havana-. Havana – Cuba em 2009 . Em 2010/2011 apresenta o trabalho Para Nunca Mais Me Esquecer no SESC Pompeia – São Paulo , na Pinacoteca Universitária de Alagoas – Maceió, e no Centro Cultural Correios - Recife .

Currículo Resumido do curador:
Marcelo Campos é professor Adjunto do Departamento de Teoria e História da Arte e Coordenador da Graduação em Artes do Instituto de Artes da UERJ. Doutor em Artes Visuais pelo PPGAV da Escola de Belas Artes/ UFRJ. Desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea. Possui textos publicados sobre arte brasileira em periódicos e catálogos nacionais e internacionais. Curador das exposições: Estela brilhante, individual de Bárbara Wagner, Instituto Cultural Banco Real, Recife (PE), 2010; Faustus, individual de José Rufino, Palácio da Aclamação, Salvador (BA), 2010; E agora toda terra é barro, individual de Brígida Baltar CCBNB, Cariri e Fortaleza, 2008/2009; Ocupação-CasaCor, coletiva com Joåo M agalhães, Bruno Miguel, Daniel Lannes, Jockey Clube do Rio de Janeiro, em 2009; Alcova, coletiva na Galeri a Laura Marsiaj, Rio de Janeiro, 2009; Desenho em todos os sentidos, coletiva com 16 artistas, SESC/ Petrópolis, Teresópolis, Friburgo, 2008; Sertão Contemporâneo, coletiva com Brígida Baltar, Delson Uchôa, Efrain Almeida, José Rufino, Luiz Zerbini e Rosângela Rennó nas Caixas Culturais do Rio de Janeiro e Salvador, em 2008 e 2009; NAUSEA, individual de José Rufino, no Centro Cultural BNB, Sousa (PB) e Fortaleza, em 2008 e 2009; Cariri: impressões de viagem, individual de Efrain Almeida, no Centro Cultural BNB, Juazeiro do Norte, (CE), em 2007; Desenho Contemporâneo, coletiva na MCO Galeria de Arte, na cidade do Porto, Portugal, em 2006; Dupla Herança, coletiva com Delson Uchôa, Martinho Patrício e Roberto Lúcio, no Centro Cultural BNB, Fortaleza, em 2006; Memórias Heterogêneas, coletiva com Efrain Almeida, Farnese de Andrade, José Rufi no e Renato Bezerra de Mello, no Centro Cultural Oduva ldo Vianna Filho (Castelinho do Flamengo), Rio de Janeiro, em 2004.

Serviço:
Exposição Para Nunca Mais Me Esquecer -José Paulo
Local: Centro Cultural Paço Imperial 
2º pavimento / Salas Marquês do Lavradio e José Alpoim
Praça XV de Novembro, 48 , Centro, Rio de Janeiro)
Data de abertura: dia 14 de junho de 2012
Horário: 19h às 22hs
Entrada gratuita
Visitação: até 05 de agosto de 2012, de terça a domingo, das 12 às 18hs
Entrada Franca / Classificação Etária: livre