FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 17 de junho de 2012

Lançamento do Livro "As Esquerdas Latino-Americanas_ Em tempo de Criar"


Não há momento mais adequado para o lançamento de “As Esquerdas Latino-Americanas – Em Tempo de Criar”, do panamenho Nils Castro. Trata-se de um ensaio histórico sobre a trajetória dos movimentos de resistência política e ideológica à repressão conservadora na América Latina que conta com análises de um autor participante em muitos destes momentos.

Publicação da Editora Fundação Perseu Abramo, o livro tem por principal virtude trazer à tona uma série de reflexões pertinentes ao período que vivemos, sempre apoiadas à referências históricas e experiências que, sem sombra de dúvidas, manifestam a necessidade de as esquerdas repensarem seu papel no novo cenário mundial.

A obra de Nils Castro, em um primeiro momento, nos transporta ao princípio da insurreição de rebeldia do mártir da independência de Cuba, José Martí. Em sequência, as páginas nos trazem a base das transformações ocorridas no México – com a revolução de 1910 –e no Peru, terra que abrigou os pensadores José Carlos Mariátegui e Haya de La Torre, que mais tarde assumiria a presidência do país. “As Esquerdas Latino-Americanas – Em Tempo de Criar” não deixa de situar a Revolução Cubana, com grande riqueza de detalhes, as interferências norte-americanas na América Central, a ascensão de governos nacionalistas no Brasil, Argentina e Chile, além das grandes movimentações de massas que foram cruciais para a mudança de governos na Bolívia, Venezuela e Equador.
“Não é fácil combinar as condições de ator e analista. Quando essa tarefa alcança êxito, como ocorreu neste trabalho, o resultado é promissor.” - Marco Aurélio Garcia
Todos estes momentos históricos perpassam pelas lutas, vitórias, derrotas e contradições enfrentadas pelas esquerdas latino-americanas. Da percepção das singularidades étnicas, culturais e territoriais de nosso continente à excessiva vinculação dos partidos socialistas e comunistas com relação às perspectivas soviéticas, o autor pontua com maestria suas investidas pela implantação de melhores condições de vida para as classes operárias e marginalizadas da sociedade.
A segunda metade do século XX é provedora de grandes observações do autor ao percorrer características peculiares das esquerdas do novo continente e sua relação inusitada com a igreja católica, que num determinado período criou uma nova prática da teologia cristã, mais preocupada com as necessidades da população que a cercava.
A globalização é um dos fatores que situam análise de Nils Castro. Neste cenário, partidos políticos e governantes tiveram que reinventar conceitos e planos de ação, o que afetou também as esquerdas no campo ideológico. Citando Nelson Mandela: “Não aceitar a globalização é como dizer que não aceita o inverno e, portanto, não vou me vestir para o frio”. O autor, portanto, discorre sobre a globalização e seus efeitos.
Diante toda trajetória do livro fica claro que o grande propósito que leva Nils Castro a transitar pelos mais diversos períodos de atuação das esquerdas na América Latina é, em primeira instância, situá-las numa nova realidade, na qual a criatividade é peça fundamental para sobrevivência. A segunda década do século XXI marca a necessidade de transposição de bases teóricas para sua adaptação à democracia, globalização, sistemas jurídicos – que tem efeitos particulares em cada um dos países do continente – e, especialmente em países que reúnem condições adversas como a marginalização total de grupos, deve-se haver estratégias condizentes a tais situações.


“Porque no passado os clichês foram insuficientes e, atualmente, não ajudam a mudar materialmente o curso da situação – embora sirvam para desafogar a frustração de velhas esperanças falidas.”
Nils Castro

“As Esquerdas Latino-Americanas – Em Tempo de Criar”
Editora:Fundação Perseu Abramo
ISBN:978-85-7643-130-5
Páginas:218p.
Preço sugerido: R$ 45,00
Lançamento do livro com Nils Castro durante a Cúpula dos Povos
Tenda Milton Santos – Rio+20
21 de junho – 18h30
Aterro do Flamengo – Rio de Janeiro - RJ
Informações: (11) 9189 9008 (com Reinaldo Reis)
A atividade contará com o apoio da Secretaria de Relações Internacionais do Partido dos Trabalhadores (PT).


SOBRE O AUTOR
Nascido no Panamá em 1937, Nils Castro soma experiências diversas no campo político, tendo atuado diretamente em importantes movimentações em prol da população latino-americana.
O autor é Doutor em Letras e é licenciado em História da Arte. Tem histórico docente no Panamá, Cuba e México onde lecionou em universidades locais. Foi Diretor na Escuela de Letras e de Extensión Cultural na Universidad de Oriente, em Santiago de Cuba. Diretor de Planificación Académica e da Escuela de Relaciones Internacionales na Universidad do Panamá. Foi um dos negociadores do Grupo de Contadora (coletivo que contava com México, Panamá, Colômbia e Venezuela como resposta a retomada política intervencionista norte-americana na América Central). Participou de iniciativas de solidariedade e concertação política para o reestabelecimento da democracia na América Latina e para a resolução de conflitos armados. Analista de processos políticos da região, é colaborador de diversas publicações do Panamá, México, Argentina e Brasil.Entre seus livros recentes estão: Estructuras, sistemas y desarrollos, segunda edição, Ed. Universidad Estatal a Distancia, San José de Costa Rica, 2003; Las izquierdas latinoamericanas: observaciones a una trayectoria, Ed. Fundación Friedrich Ebert, Panamá, 2004; La brecha por llenar, primeiro prêmio do concurso internacional Pensar a Contracorriente, pela Editorial de Ciencias Sociales, La Habana, 2010; La brecha por llenar y otros ensayos, Naranja, Panamá, 2012.