FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Lançamento do Livro "Quem são os Mulatos"




A Editora C/Arte e Marcos Hill convidam para lançamento do livro "Quem são os mulatos? Anotações sobre um assunto recorrente na cultura brasileira". O evento acontecerá no dia 16/06/2012, às 11:00 horas, no Café com Letras.

Marcos Hill abre o livro com um título ousado: "Quem são os mulatos?". Para responder essa pergunta movimentou uma constelação de autores – Raphael Bluteau, André João Antonil, Jean-Baptiste Debret, Carl Friedrich Philipp von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen, Nina Rodrigues, Manoel Bonfim, Mário de Andrade, Gilberto Freyre –, que deram, cada um a seu modo, respostas para a questão.


Historiador das Artes Visuais, restaurador, professor de História da Arte na UFMG, o autor nos mostra nesse trabalho uma leitura atenta dos vários registros de natureza diferentes - um dicionário, relatos de viagem, cartas, o primeiro livro de História, as primeiras pesquisas científicas, textos literários e ensaios etc, que se conectam pela temática e pela proposta metodológica propostas por Marcos Hill. Segundo Sônia Queiroz, a quem se deveu o “Prefácio” do livro, “em pleno auge das políticas públicas de promoção da igualdade racial e de inclusão social, desencadeando processos de reconhecimento de etnias e línguas diversas num país que há um século se considerava monolíngue, e processos de titulação de territórios ocupados historicamente por indígenas e negros, inúmeros deles invadidos pela economia da monocultura e do agronegócio, a imagem do negro [...] surge, neste início do século XXI, em primeiro plano, como a reivindicar para si as luzes do pensamento contemporâneo, e nos põe a indagar: brasileiros, quem somos?”.

Hill buscou identificar na história intelectual brasileira os processos de invenção do nosso legado, assim como seus fundamentos políticos, ideológicos e culturais em cada momento histórico. Movendo-se nessa fonte riquíssima e inesgotável da nossa formação, centra-se nesse “assunto recorrente na cultura brasileira”, segundo o próprio autor, em busca de respostas para essa instigante questão, tão importante na formação da identidade brasileira.



Rua Antônio de Albuquerque, 781 - Savassi
(Entre as ruas Alagoas e Sergipe)

Telefone: (31) 3225 9973