FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 12 de junho de 2012

Primeiro Festival de Iluminação Urbana "Luz da Cidade"



A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos com a Rioluz, e a Eletrobras realizam a partir do próximo dia 18 de junho, o festival de iluminação urbana “Luz na Cidade”.
Criada e produzido pela On Live Eventos, com realização da Media Mundi e montagem da Ad-Hoc, a primeira edição brasileira do festival, terá 15 instalações e iluminações que serão apresentadas até dia 29 entre a Praça Tiradentes e a Lapa, formando um percurso luminoso na região do Centro Histórico. Além disso, também ganharão iluminação especial a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ, o Museu Nacional de Belas Artes, ente outros.
As iluminações serão realizadas com produtos inovadores e eficientes, em consonância com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que estará sendo realizada na cidade simultaneamente ao festival. As lâmpadas terão potência e consumo energético limitados, em respeito às normas em vigor e utilização de produtos reciclados, reduzindo as diferentes formas de poluição (visual, emissão de calor etc.).
Os cariocas e os visitantes do Rio terão a oportunidade de interagir com conceitos de iluminação lúdica, em algumas das instalações que pretendem mostrar a luz de forma artística, mágica, social e eficiente. O festival “Luz na Cidade” faz companhia a outros congêneres famosos, como o “Nuits Blanches”, em Paris, e “Luci d’artistas”, em Turim, e o “Fête des Lumières”, em Lyon, o primeiro do mundo. Além dessas três cidades, mais 64 realizam festas de luzes urbanas.
O evento carioca reunirá renomados lighting designers e artistas nacionais e internacionais, que transformam a iluminação urbana em uma forma de arte. Os brasileiros Regina Silveira, Albano Afonso, David Batchelor e Luiz Zerbini; os franceses Erik Samakh, Delphine Reist e o grupo Eletronic Shadow; os ingleses Anthony McCall e Ron Haselden, e o argentino Julio Le Parc são os artistas convidados a “brincar” com a luz no Rio.
Como presente para o Rio, o “Luz na Cidade” deixará três espaços públicos com iluminação cênica definitiva: o Museu da Imagem e do Som, a Câmara Municipal, a Escola de Música da UFRJ e o monumento a Marechal Floriano. Os demais terão a iluminação desmontada logo após o evento.