FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 16 de junho de 2012

Projeto Geopolítica da Natureza


Cantagalo na Zona Sul carioca, será palco da Rio + 20

O Projeto Geopolítica da Natureza, em parceria com a UERJ e a Associação de Moradores do Cantagalo, marcarão presença com stand no Rio + 20, no espaço Criança Esperança. Aberto ao público nos dias 18 e 19 de Junho (2ª e 3ª feira), das 10 h às 17h, onde realizaremos várias ações.

O objetivo do Projeto, que é sem fins lucrativos, é possibilitar a prática da responsabilidade socioambiental, promovendo oficinas viabilizando a geração de renda através da qualificação profissional de trabalhadores ligados à área ambiental e implantando a política pública de permacultura (bioconstruçãoe horta orgânica) e desenvolvimento de tecnologias ecologicamente corretas, além de gerar uma rede de negócios ecológicos. O projeto é uma parceria da UERJ com a Associação de Moradores do Cantagalo, e futuros apoiadores e patrocinadores.

Nosso cenário será uma inspiração inédita, onde construiremos - com materiais 100% recicláveis - uma comunidade sustentável, na qual os participantes do evento poderão nos ajudar a completar o cenário. Queremos estimular a criatividade do público, que será convidado a por a mão na massa para finalizar um conceito, de um novo paradigma, do que poderá vir a ser uma comunidade ecologicamente ideal. Teremos também uma mini oficina de tinta ecológica para compor as cores da comunidade em construção. Vamos doar esta a obra do cenário, provavelmente para o MUF (Museu de Favela do Cantagalo).

Atualmente estamos fazendo um corpo a corpo com a comunidade para conhecer sua essência e como sentem as questões relativas ao meio ambiente em que vivem, além de pesquisas de campo, nas sub-regiões, para saber quais são as questões e elementos que a comunidade deseja ter acesso nos cursos. Como por exemplo: política pública de permacultura, reciclagem de lixo, novas tecnologias ecológicas ambientais, eco artesanato, etc.

Os cursos, ministrados por profissionais da área ambiental, realizar-se-ão entre agosto e novembro de 2012. Inscrições abertas em Julho, com 25 vagas em cada módulo, serão feitas na Associação dos Moradores do Cantagalo. Nossa intenção é de que esses alunos, que receberão diploma da UERJ, se transformem em agentes multiplicadores desses novos conhecimentos e eco práticas.

Nossa equipe no evento, contará com os coordenadores, nossos estagiários da UERJ e estagiários do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, que estarão distribuindo folders,  explicando sobre o projeto e ajudando a ensinar a prática da tinta ecológica.

Contaremos com presenças ilustres como a do cineasta Neville d’Almeida, Rogério Rocco do PV, Zezé Motta, a atriz e escritora Ana Maria Tavares, e muitos mais amigos engajados na nossa causa.

O talentoso artista plástico Rodrigo Seni, fará uma escultura, em arame, representando o “mundo ideal” -  o universo, o sol, a vida - e a artista plástica Selma Tavares Ferreira, irá mostrar seu trabalho de eco artesanato (suas criações estão na novela Global – Malhação).

Para embalar o clima, na 2ª e 3ª feira, teremos o renomado saxofonista Ricardo Haubrick, que nos brindará com sua música instrumental, e a cantora Nádia Godoy dará uma “canja”, para iluminar ainda mais o evento.

As ações não param por ai, na 3ª feira para encerrar o evento, teremos como convidados o Grupo de Dança Filhas de Gandhi, que nos surpreenderão com suas meninas dançarinas, cantoras e percussão.

O Projeto Geopolítica da Natureza é uma idealização do prof. Dr. Luis Henrique Camargo da UERJ, professor adjunto do Departamento de Geografia da UERJ – FEBF; conselheiro suplente do CREA – da Câmara de Agrimensura e Geografia; Doutor em Geoecologia pela UFRJ; MSC em Gestão Ambiental pela UNESA; Especialista em Ciências Ambientais – UNESA; professor de Geografia e Geógrafo pela UFF.

O evento, stand e cenário são uma concepção da comunicadora socioambiental do projeto – Cristiane Garcia, com colaboração das Designers Sustentáveis – Louise Prates e Flávia Arantes e equipe do projeto.

Conheça mais sobre nossas ações:
 Página do Projeto no Facebook: “PROJETO GEOPOLÍTICA DA NATUREZA – CANTAGALO – 2012 – UERJ”
 Grupo Aberto do Projeto no Facebook: “CANTAGALO 2012 – GEOPOLÍTICA DA NATUREZA – UERJ”
Blog em construção.

 Serviço:
Rio + 20 no Cantagalo: Espaço Criança Esperança (elevador direto).
Endereço: Rua Alberto de Campos, nº 12 – Ipanema.
Data: 18 e 19 de Junho.
Horário: das 10h às 17 h.
Contato: Cristiane Garcia