FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Seminário "Espiritualidade nos Dias de Hoje"




Seminário com o teólogo Jean-Yves Leloup e o Acadêmico Luiz Paulo Horta debaterá na ABL o tema “Espiritualidade hoje”

O teólogo Jean-Yves Leloup e o Acadêmico Luiz Paulo Horta – eleito em 2008 para a Cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras, cujo primeiro ocupante foi Machado de Assis – participarão de seminário, segundo eles uma espécie de conversa informal, com a proposta de debater o tema “Espiritualidade hoje”, na sede da ABL, dia 15 de junho, sexta-feira, às 15h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, Av. Presidente Wilson 203, Centro, Castelo, Rio de Janeiro. Os interessados devem inscrever-se utilizando o endereço info.sjoao@gmail.com ou o telefone (21) 8723-1994.
Os dois se propõem a  debater  e responder a  uma série de questões atuais sobre as religiões e a fé: É mais difícil viver a fé hoje em dia?; Por que assistimos à volta do fundamentalismo em algumas religiões?; O que é “Cristianismo Oriental” ou “Cristianismo das origens”? Quais as diferenças para o Catolicismo Romano? O que existe no Monte Athos, na Grércia?; Como russos e chineses vivem a fé após anos de comunismo? As velhas tradições do Oriente foram sufocadas pela modernidade?
Saiba mais
Jean-Yves Leloup é Doutor em Psicologia, Filosofia e Teologia pela Universidade de Strasbourg, professor convidado da Universidade de Los Angeles, escritor, conferencista, ex-aluno de Graf Duerckheim, membro da Organização das Tradições Unidas, membro do Ciret (Centre International de Recherches et Études Transdisciplinaires), fundador e mentor do Colégio Internacional dos Terapeutas (CIT). Ensina na Europa, nos Estados Unidos e na América do Sul em diferentes universidades e institutos de pesquisa em Antropologia Fundamental; tradutor e comentarista de textos bíblicos arcaicos.
O Acadêmico Luiz Paulo Horta é jornalista e escritor. Desde 2008, ocupa a Cadeira nº 23 da ABL, cujo primeiro ocupante foi Machado de Assis, e é membro da Academia Brasileira de Música. Um dos mais destacados especialistas em religião da imprensa brasileira, preside o Centro Dom Vital, núcleo de pensamento católico, e já ministrou cursos sobre a Bíblia na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. É crítico de música do jornal O Globo, função que ocupou por vinte anos também no Jornal do Brasil. Autor do livro A Bíblia – um diário de leitura.