FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 17 de junho de 2012

Seminário Humanidade 2012

 header_Humanidade_editado.jpg


Com a participação do empresariado nacional e internacional e representantes do governo, o Humanidade 2012 terá uma ampla grade de eventos que tem como objetivo compartilhar conhecimento, experiências, conceitos – em diferentes setores – para a construção de uma nova economia, com crescimento sustentável, responsabilidade ambiental e redução das desigualdades sociais. 

A agenda levantará questões relevantes como a produção e o consumo consciente, diálogos sobre a mudança do clima, o setor energético brasileiro, a valorização da parceria público-privada na gestão das praias, emissões de carbono ao longo do ciclo de vida da produção, distribuição e utilização de biocombustíveis para aviação, entre muitos outros.
Programação dos Seminários – Humanidade 2012
Dia 11 de junho
TEDxRio+20 – Auditório e Multiuso - 09h às 19h
O objetivo central do TEDxRio+20 é destacar o lado humano nas iniciativas para um mundo mais sustentável em suas três dimensões: social, ambiental e econômico, fomentando e discutindo novas propostas. O TEDxRio+20 tem organização independente, sob licença do TED, uma das mais importantes conferências mundiais que desde 1984 transmite experiências e inspira projetos em todo o mundo e que acontece anualmente na Califórnia.
Gescom – Capela - 09h às 18h30
O Gescom (Gestão Compartilhada) Praias concretiza-se como uma plataforma de discussão entre autoridades governamentais, empresariais e representantes da sociedade civil sobre a valorização da parceria público-privada na gestão das praias, tendo como objetivo pontuar os respectivos direitos e deveres. Ao longo do evento será discutida a melhoria do gerenciamento da costa brasileira por meio de iniciativas que orientam e educam para a conservação, desenvolvimento qualitativo e aproveitamento responsável dessa região.

Durante o Gescom se realizará a cerimônia de lançamento da pedra fundamental de candidatura da Prainha, localizada na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade, a tornar-se uma praia-piloto do Programa Bandeira Azul. A expectativa é de que esta praia carioca receba, ao final do processo de avaliação, este certificado internacional de excelência socioambiental.
Dias 12 de junho

TEDxRio+20 – Auditório e Multiuso - 09h às 15h
Continuação do TEDxRio+20.
Gescom – Capela - 09h às 15h

Continuação do Gescom Praias.
Dia 13 de junho
Governança de Águas – Multiuso - 9h às 12h30
O evento aborda de forma abrangente o assunto, seus principais desafios e principalmente quais as perspectivas e a contribuição do setor industrial neste contexto.
Produção e Consumo Sustentável: Governança Nacional e Global, avanços da Indústria no Brasil e perspectivas pós- Rio +20 - Multiuso - 9h às 13h
O objetivo central é estimular o debate entre os diversos agentes, como empresas, indústrias, governos, público em geral, produtores e consumidores, em busca de ações que levem a novos padrões de produção e consumo.
Dia do Amanhã – Capela - 13h às 18h
O foco é proporcionar uma reflexão sobre o mundo e o homem, promovendo um encontro entre pensadores de cada uma das áreas temáticas abordadas pelo Museu do Amanhã para debater questões em torno seus eixos éticos: sustentabilidade e convivência.
Diálogos sobre Mudança do Clima: cenários nacional e internacional – Multiuso - 14h às 18h

O evento sobre mudança do clima a ser organizado pela Fiesp visa a apresentação das iniciativas da indústria brasileira à luz das discussões sobre a temática no cenário nacional e 
internacional.
Dia 14 de junho
US/Brazil Business Council – Multiuso - 09h às 12h30
O encontro vai apresentar e discutir a parceria dos dois países no setor de energia, considerada de caráter estratégico entre os governos desde a visita do presidente Obama ao Brasil, em 2011.

Florestabilidade – Multiuso - 09 às 12h30 
Um país com as maiores dimensões de florestas tropicais do mundo precisa de bons gestores para cuidar e usufruir de tal patrimônio natural e cultural. Este é o desafio do Florestabilidade, um projeto de Educação para o Manejo Florestal, fruto da parceria da Fundação Roberto Marinho com o Fundo Vale e o Serviço Florestal Brasileiro, que será implementado nos estados do Pará, Amazonas e Acre a partir de agosto. O Florestabilidade foi criado para despertar vocações para carreiras em manejo florestal, difundir o uso sustentável e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos de extensão rural da Amazônia. Site oficial: www.florestabilidade.org.br
Heróis do Futuro – Auditório e Capela - 14h às 18h
Evento de premiação das equipes vencedoras do concurso Heróis do Futuro, em suas categorias escolar (Rio e SP) e livre. Criado pelo Sistema FIRJAN para aproximar os jovens dos temas que serão debatidos na Rio+20, o projeto Heróis do Futuro reúne um filme em 3D e um jogo virtual sobre sustentabilidade. Mais de 385 escolas do Rio aderiram à iniciativa, com cerca de 190 mil alunos. Os participantes, que concorrem a prêmios como Ipad2 e Playstation3, têm até 9 de junho para concluir o jogo.


Dia 15 de junho
Painel 1 – Empatia e Cuidado: o paradigma e a atitude para uma nova civilização – Auditório Arena - 09h às 12h
A Empatia e o Cuidado contêm o conjunto de valores para fundamentar a nova civilização da sustentabilidade. São componentes fundamentais da nova inteligência que necessitamos para avançar rumo a uma nova civilização.
Fórum Empreendedorismo – Educação e Empatia no sistema de ensino – Multiuso - 09h às 12h
Este workshop, facilitado pela Escuela Nueva e Piece First, tem por objetivo apresentar o conceito de empatia para educadores e pais que tenham interesse em desenvolver em crianças e jovens a habilidade da empatia, permitindo que possam exercer seu papel como cidadãos, líderes e inovadores de maneira efetiva.

Sobre o Fórum:
Fórum de Empreendedorismo Social na Nova Economia reúne empreendedores de todo o mundo para propor ideias e ações práticas que contribuam para um novo impulso na agenda da sustentabilidade e na emergência de uma nova economia. A realização do evento apoia-se no reconhecimento do papel decisivo do empreendedor social no movimento que procura reunificar sociedade e natureza, ética e economia como base para o desenvolvimento sustentável. É uma iniciativa conjunta de quatro instituições: Fundación Avina, Ashoka, Skoll Foundation e Fundação Roberto Marinho e é patrocinado por Sistema Firjan, FIESP, Prefeitura do Rio de Janeiro, Sesi, Senai e Sebrae. Conta ainda com o apoio da InterAmerican Foundation, Rockefeller Foundation e do Instituto Arapyaú. Muito mais do que utopias distantes do mundo real, o Fórum traz uma diversidade de experiências capazes de inspirar práticas transformadoras para consumidores, empresas, associações e governos. A participação é aberta ao público. Conheça a programação e inscreva-se no www.empreendedorismosocial.org.br
Qualidade de vida na cidade: trazendo a Rio+20 para sua comunidade – Etapa 1 – Sala 01 - 09h às 12h
A atividade será realizada em três momentos: no primeiro dia, uma oficina onde são apresentados a abordagem roadmap e os princípios a serem aplicados nas comunidades. No segundo dia, a ação em campo, nas próprias comunidades acompanhados pelos facilitadores. No terceiro dia, discussões e reflexões com planos sustentáveis nas comunidades.
Fórum - Equidade de Gênero: Pressuposto para o desenvolvimento sustentável e a erradicação da pobreza - Capela - 09h às 13h
Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente, Marta Suplicy, senadora, Luiza Helena de Bairros, ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, e Patricia Amorim, presidente do Clube de Regatas do Flamengo, entre outras representantes em cargos de destaque em diversos setores, vão discutir o posicionamento da mulher no futuro do planeta. O Fórum vai abordar ainda a igualdade de gênero como forma de equidade econômica e social e erradicação da pobreza.
Mesa de Diálogo para uma mineração responsável – Sala 01 - 14h às 16h
Apresentar o diálogo interssetorial como uma ferramenta capaz de contribuir para a construção de um novo modelo de mineração que contribua para o projeto nacional baseando-se em três premissas, proteger o bom uso e a conservação dos recursos naturais, o respeito pelos direitos humanos e que seja economicamente rentável para a comunidade e a nação.
Fórum Empreendedorismo – Diálogos sustentáveis – Arapyau / Funbio – Multiuso - 14h às 18h
O Programa Diálogos Sustentáveis tem como objetivo aprofundar o conhecimento de líderes empresariais a respeito de diferentes temas relacionados ao tema, e expor as oportunidades e benefícios à disposição de empresas que incorporam a conservação e o uso sustentável da biodiversidade nos seus negócios.??
Atividade Cultural- Orquestra Sonidos de La Tierra – Auditório - 15h30 às 16h30

O Sonidos de La Tierra nasceu, em 2002, como uma iniciativa de empreendedorismo social para ensinar jovens de regiões pobres e subdesenvolvidas do Paraguai a criar música de forma coletiva. Os instrumentos da orquestra são feitos com materiais reciclados. Desde então, o programa beneficia mais de 3.000 crianças de comunidades pobres do país, que desfrutam da alegria única e da satisfação pessoal de dominar um instrumento musical. Apresentação da orquestra.
Mesa de Diálogo para uma energia sustentável – Sala 01 - 16h30 às 18h
Apresentar o diálogo multissetorial como uma ferramenta capaz de contribuir para o desenho de uma visão de longo prazo no setor de energia e um mecanismo para a governança inclusiva.
Dia 16 de junho
Fórum Empreendedorismo – Nova Economia - O que já é, mas ainda não – Auditório - 09h às 11h
A intenção é dar visibilidade à expansão do empreendedorismo social para além das atividades econômicas privadas, envolvendo também ações públicas e associativas. Este painel explora a importância da esperança, da prosperidade e da confiança na construção de uma Nova Economia.


Fórum Empreendedorismo – E-Health – Multiuso 2 - 09h às 12h
Apresentar casos inovadores de empreendedorismo social no campo da saúde, baseados na experiência de clínicas franqueadas, que combinam serviços de e-Health com modernas ferramentas de diagnóstico.
Servir à sociedade como essência do negócio – Multiuso - 14h às 16h
Esta oficina se destina a fomentar iniciativas que contribuam para fortalecer e ampliar o campo de negócios, cujos produtos e serviços sirvam à população de baixa renda em mercados emergentes. Vai mostrar a tipologia de vários negócios sociais apoiados por incubadoras e aceleradoras de organizações cuja essência é servir à sociedade.
Fórum Empreendedorismo – Atividade Cultural - Os Inclusos e os Sisos – Teatro de Mobilização pela Diversidade – Auditório - 14h às 16h
Os ‘Inclusos e os Sisos Teatro de Mobilização pela Diversidade’ é um projeto de arte e transformação social que aborda a diversidade humana. O grupo, formado por jovens atores, foi capacitado pela Escola de Gente para que, de forma lúdica e provocativa, criasse esquetes sobre inclusão com o objetivo de mobilizar públicos distintos para a reflexão, o entendimento e a prática de uma sociedade inclusiva.
Fórum Empreendedorismo – Ecossistemas de mercados inclusivos na América Latina - Sala 1 - 14h às 16h
Promoção de uma rede de apoiadores ao fomento e desenvolvimento de modelos de negócios que buscam resultados ambientais e sociais, além dos econômicos.
Fórum Empreendedorismo – Os Negócios da Nova Economia - Auditório - 16h às 18h
Este painel tem como objetivo apresentar os desafios e oportunidades para o desenvolvimento de modelos de negócios inclusivos para melhorar a qualidade de vida das pessoas de baixa renda.
Ativismo e mobilização em tempos de rede: casos contemporâneos – Sala 01 - 16h às 18h
Esta oficina tem por propósito discutir a formação dos agentes de mudança que disseminam ideias e mobilizam pessoas para uma sociedade mais sustentável, justa e inclusiva. Dedicada especialmente à juventude, esta é uma oportunidade de conhecer iniciativas e ferramentas de ativismo e mobilização.
Fórum Empreendedorismo – Estratégias Empreendedoras frente às mudanças climáticas – Multiuso 2 - 16h às 18h
Conhecer e debater estratégias empreendedoras para mitigação das mudanças climáticas e construção de uma economia baixa em carbono.
Prêmio-E - 19h às 21h
O Prêmio-E será bianual e contemplará iniciativas em seis categorias orientadas pelos focos de atuação do Instituto-E: Earth (Terra), Environment (Meio Ambiente), Energy (Energia), Education (Educação), Empowerment (Empoderamento) e Economics (Economia). Estão previstas ainda duas categorias especiais de premiação chamadas E-Brigaders: uma em âmbito nacional e outra, internacional.
Dia 17 de junho
Fórum de Empreendedorismo – Governança e Tecnologia para a sustentabilidade de uma nova civilização - Auditório - 09h às 11h
A cidadania para uma nova economia se evidencia no cruzamento de dois dos mais espetaculares elementos da governança dos dias de hoje, orientados pela tecnologia - transparência e engajamento cívico - que os empreendedores sociais devem usar para alavancar transformações.
Fórum de Empreendedorismo – Oficina de elaboração de projeto de Vida – Sala 01 - 09h às 12h
Disseminação de metodologias direcionadas para fortalecimento da identidade e construção do projeto de vida de jovens, em formato de world café.
Qualidade de vida na cidade: trazendo a Rio+20 para sua comunidade – Etapa 3 – Sala 02 - 09h às 12h
Etapa final da oficina, onde são apresentados os diagnósticos e propostas de soluções dos desafios encontrados para transformar as comunidades Santa Marta e Vila Cruzeiro em ambientes saudáveis e sustentáveis. As apresentações são feitas pelos inscritos na oficina, com a mediação dos especialistas da organização BioRegional.
Rio Climate Challenge Press Conference – Multiuso - 09h às 13h
Encontro de jornalistas para divulgação e entrevistas com os convidados nacionais e internacionais do Rio Climate Challenge - Rio Clima.
Fórum Empreendedorismo: Nova Governabilidade democrática para a Água: iniciativas cidadãs para o acesso à água – Multiuso 2 - 14h às 16h
O evento pretende mostrar as valiosas contribuições que cidadãos participantes fazem para aumentar e melhorar o acesso à água das populações latino-americanas.
Comprometa-se a ser a mudança que você quer no mundo – Sala 01 - 14h às 16h
O objetivo do workshop é buscar compromissos por ações concretas apresentadas por indivíduos, empresas, ONGs, academia, e redes que contribuam efetivamente para a agenda de sustentabilidade, com alcance tanto nacional como global.
Painel 6: A Rio+20 e a construção de cidades sustentáveis – Auditório - 14h às 16h
No encontro serão apresentados indicadores, experiências bem-sucedidas e como estas ferramentas podem oferecer oportunidades para os empreendedores sociais e acelerar o processo de transformação e melhorar substancialmente a qualidade de vida nas cidades e territórios.
WRI – Clean Technology for a Green Economy - 14h às 18h

Fórum Empreendedorismo: Moradia cidadã – Multiuso 2 - 16h às 18h
Demonstrar experiências bem-sucedidas de acesso à moradia para populações de baixo poder aquisitivo. Remover as principais barreiras à moradia e à reforma habitacional. Como as classes D e E podem ter acesso a moradias com padrão de qualidade, com direito à posse e acesso a serviços.
Governabilidade de ecossistemas na América Latina: desafios e possibilidades – Sala 01 - 16h às 18h
Serão apresentados exemplos efetivos de pactos de governança em biomas, suas complexidades e desafios para estabelecer esses pactos e a liderança necessária para consegui-los e mantê-los.
Dia 18 de junho
Biodiversidade no contexto da Sustentabilidade – Multiuso - 09h às 19h
O painel vai abordar o panorama global e brasileiro da biodiversidade, assim como os desafios e perspectivas para a conservação.
Dia 19 de junho
Energy Day – Capela - 09h às 17h
Apresentação do setor energético brasileiro e discussão da necessidade de estabelecer políticas públicas a fim de usar fontes renováveis, sobretudo na matriz energética dos países desenvolvidos. O Brasil será usado como um bom exemplo, pois já está à frente nesse cenário, com uma matriz energética com 46% de fontes renováveis. A preocupação nesse caso é assegurar, além da oferta, o acesso às populações.
Segurança Alimentar e Sustentabilidade no Agronegócio – Multiuso - 09h às 17h
O objetivo do evento é reunir em um único dia os exemplos de sucesso do agronegócio brasileiro, mostrando as tecnologias empregadas para ampliar a produção de maneira sustentável. Dessa maneira, foram estruturados dois painéis, um sobre a agricultura e outro sobre o setor de carnes.
C40 – Sala 02 - 09h às 19h
Encontro que reúne prefeitos de diversas cidades do mundo para discutir ações de combate e adaptação às mudanças climáticas.
C40 – Cerimônia, Evento e Plenária – Auditório - 10h às 17h30
Lançamento do Filme de Biodiversidade, seguido de coquetel – Multiuso - 17h30 às 19h
Divulgação do trabalho do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) em matéria de biodiversidade e apresentação das riquezas da região por meio do vídeo, assim como discutir diversos aspectos sobre sustentabilidade e biodiversidade.
Dia 20 de junho
? Seminário de Lideranças Empresariais – Auditório - 09h às 18h
Representantes do empresariado nacional e internacional vão debater os desafios para um desenvolvimento sustentável e os conceitos de economia verde que vêm sendo utilizados pela ONU. Os painéis discutirão a contribuição do setor empresarial para o equilíbrio entre objetivos ambientais, sociais e econômicos como pilares do desenvolvimento.

Dia 21 de junho

Seminário de Lideranças Empresariais – Auditório - 09h às 18h
Continuação do evento e divulgação do posicionamento da indústria sobre desenvolvimento sustentável e a Rio+20.
Dia 22 de junho
Resíduos Sólidos – Multiuso - 09h às 18h
O foco principal do debate é a gestão de resíduos sólidos junto aos municípios, rumo à construção de cidades sustentáveis. O seminário vai apresentar e discutir a aplicação de hierarquia na gestão de resíduos, cases de logística reversa e como desenvolver ações rumo a um sistema de lixo zero.
Carta das Crianças para a Terra – Fundação Xuxa Meneghel – Auditório - 14h às 18h
Apresentação do processo e produto do trabalho desenvolvido, durante dois meses, por cerca de 100 crianças, vindas de diversas regiões do Brasil. O evento termina com a apresentação de um número coletivo especialmente preparado pelas crianças para o encerramento.
Conselho SEBRAE– Multiuso - 14h às 19h

Realização:Sistema FIRJAN, FIESP e Fundação Roberto Marinho

Patrocínio:Prefeitura do Rio de Janeiro e SEBRAE
 
Serviço
Forte de Copacabana
Data: 
de 11 a 22 de junho 
Horário da exposição: entre 10 e 18h
Área expositiva aberta ao público, gratuita