FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Série "Pré-História em Minas Gerais 2012". O Legado de Lund


O Museu das Minas e do Metal apresenta sessões comentadas da série “Pré-História em Minas Gerais”, produzida para o programa Bem Cultural (Rede Minas). Dia 07 de junho, quinta-feira, a segunda sessão traz o episódio “O Legado de Lund”, às 19h 30. Entrada franca, espaço limitado aos inscritos pelo e-mail palestras@mmm.org.br.
O naturalista dinamarquês Peter Lund iniciou o estudo do período pré-histórico em Minas Gerais, quando aqui permaneceu no século XIX. Pesquisas em grutas calcárias no entorno de Lagoa Santa, achados e descobertas tornaram-no o “Pai da Paleontologia Brasileira”. Neste episódio, algumas das principais cavernas mineiras, dentre as mais de 200 exploradas por ele.
De forma inédita, revela-se o precioso acervo de fósseis da coleção de cerca de 12.000 peças, enviadas pelo naturalista à Dinamarca, pertencentes ao Museu Zoológico de Copenhague. Além de imagens do raro material constituído pela correspondência estabelecida por Lund, guardada na Biblioteca Real de Copenhague.
Aborda também a ecologia, demonstrando o pioneirismo de sua prática pela equipe do dinamarquês e o atual projeto “Rota Lund”, iniciativa do Governo Estadual, aliando preservação ambiental, cultura, educação, turismo e desenvolvimento regional.
Para comentar o episódio, a convidada é a historiadora Ana Paula Almeida Marchesotti, que lançou recentemente o livro “Peter Wilhelm Lund: o naturalista que revelou ao mundo a pré-história brasileira”.
O projeto, em parceria com a Rede Minas, exibirá os cinco episódios da série e, a cada sessão, serão convidados especialistas no assunto tratado, para um bate-papo com o público. As próximas sessões serão mensais, até agosto, quando serão exibidos dois episódios.
Especialista
Ana Paula Almeida Marchesotti é graduada e mestre em História pela UFMG na linha de pesquisa Cultura e Ciência na História e especialista em História do Brasil e Gestão de Projetos Culturais pela PUC-MG. Compõe a equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação de Belo Horizonte e desenvolve pesquisas sobre as viagens e obras dos naturalistas estrangeiros no Brasil Império, em especial, sobre o dinamarquês Peter Lund (1808-1880).
Dia 07 de junho de 2012
Quinta-feira, às 19h 30
Local:
 Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade, s/no.
Entrada: Franca (reservas palestras@mmm.org.br)
Classificação etária: Livre
Inf.: (31) 3516 7200 / contato@mmm.org.br