FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Exposição "Banco de Memória Favela é Isso Aí"







O Centro Cultural São Bernardo apresenta até o dia 13 de julho a exposição “Banco de Memória Favela é Isso Aí” que contempla cerca de 50 fotos recolhidas nos últimos oito anos em favelas da cidade pelos bolsistas participantes do projeto Banco da Memória da ONG Favela é Isso Aí. Em seguida, a mostra segue para outros Centros Culturais da FMC, onde poderá ser vista até o final de 2012. A entrada é gratuita.
Segundo a Coordenadora-executiva do grupo, Clarice Libânio, a mostra tem a intenção de apresentar ao público a produção cultural das favelas e mostrar a diversidade existente entre as comunidades, tanto do ponto de vista artístico quanto social e construtivo.

Favela é Isso Aí

Clarice Libânio é antrópologa e, em 2004, publicou o “Guia Cultural das Vilas e Favelas de Belo Horizonte”, resultado de amplo estudo no qual a pesquisadora cadastrou 740 grupos culturais em atividade nas vilas e favelas de Belo Horizonte nas áreas de música, dança, teatro, artes plásticas, literatura e demais manifestações culturais.
Durante o trabalho, a antropóloga notou que, apesar de extremamente rica e diversificada, a produção cultural ficava restrita a esses locais não sendo conhecida pelo grande público da cidade. Surgiu assim, a ideia de criar a ONG Favela é Isso Aí, cuja principal intenção é apoiar e divulgar as artes dessas comunidades, contribuindo para o incremento do fazer artístico e a construção de uma nova visão sobre as vilas e favelas, mais focada em seus aspectos criativos e sua diversidade cultural.