FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Exposição "Macanudismo"


Coletânea da série Bonjour: este e outros originais em exibição

Apresentado aos editores do La Nación pela colega Maitena, criadora de Mulheres Alteradas, o desenhista Liniers passou, em 2002, a assinar no jornal argentino uma tirinha chamada Macanudo -- gíria antiga em seu país, equivalente a “supimpa” no Brasil. Novo talento na terra de Quino, o genial criador da personagem Mafalda, ele vem adquirindo projeção crescente desde então. Brasil, Espanha, Peru, Canadá, Itália e França foram alguns dos países onde seu traço já foi publicado. Essa trajetória de sucesso é retratada em Macanudismo, aberta ao público a partir de terça (10), na Caixa Cultural. Primeira grande retrospectiva da obra do ilustrador de 38 anos, a exposição já passou por Buenos Aires e Córdoba. 

No Rio, tem curadoria da produtora e fã Bebel Abreu. O acervo selecionado é amplo. Só de tiras, serão exibidas 500 de Macanudo e outras vinte de séries anteriores, como Bonjour e Posters. Estarão à vista, portanto, tipos como a adorável menina Enriqueta e seu gato Fellini, o espirituoso grupo de pinguins e Olga, a amiga imaginária do garoto Martincito. Capas de coletâneas, ilustrações para um livro infantil, arte para CDs de músicos argentinos, páginas de contos em quadrinhos, cadernos de desenhos e até óleos sobre tela, entre outros itens, integram a exposição. Os trabalhos, vale ressaltar, são originais -- a única exceção é um painel com reproduções do livro Cosas que Pasan Si Estás Vivo, de 2011.

Aos admiradores mais entusiasmados, uma dica: além da mostra, a programação dedicada a Liniers tem oficinas e exibições de filmes. Confira a agenda em www.macanudismo.com.br. 

Macanudismo. Caixa Cultural -- Galeria 2. Avenida Almirante Barroso, 25, Centro, ☎ 2544-4080,  Carioca.  Terça a domingo, 10h às 21h. Grátis. Até 9 de setembro. A partir de terça (10). www.caixacultural.com.br