FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 31 de julho de 2012

III Seminário Internacional Teias da Cidadania




OFICINAS

PRAÇA FLORIANO PEIXOTO
Construindo com jornal com Carla Grossi
Essa oficina irá trabalhar com jornal amassado e/ou modelado para construir um boneco usando uma estrutura de arame e ferro. Elaborando formas, volumes e proporções com a intenção de criar figuras tri dimensionais e reciclando jornal.
Intervenção sonora em espaços públicos com Marco Scarassatti
A oficina propõe a intervenção sonora em um espaço público como forma de apreensão e utilização desse espaço como prática poético-musical. Essa experiência tem como objetivo a escuta do espaço acústico da cidade, propondo uma deriva sonora com capacetes de escuta musical. Pretende-se, também, sugerir a prática criativa e coletiva de uma intervenção sonora na praça, aproveitando seu ambiente sonoro, suas características físicas e acústicas para o uso sonoro musical desse espaço público.
Imaginário Coletivo: um olhar sobre os espaços de BH com Jorge Quintão
A oficina foi criada a partir de uma experiência com o ensino de fotografia na Imagem-Ação ao longo de anos pelo fotógrafo Jorge Quintão. O objetivo maior desse trabalho é utilizar a fotografia como ferramenta para proporcionar ao indivíduo o delicado e rico encontro com a sua própria pessoa e suas possibilidades de experimentar a sensação de se perceber como um ser crítico e transformador em seu universo pessoal e social. Através de exercícios, dinâmicas e vivências a oficina procura trazer a técnica fotográfica como forma de resgatar o contato direto com as sensações e emoções, recuperando os sentimentos suprimidos e reavendo a humanidade perdida, através da visitação de lugares comuns da cidade de Belo Horizonte e o compartilhamento de vivências.
O Imaginário Coletivo é um projeto com o objetivo de desenvolver ações que utilizam a imagem como vetor para promoção do descondicionamento do olhar através da fotografia e das artes visuais.
PRAÇA DUQUE DE CAXIAS
Registrar O Sensível – cerâmica expressiva com Germana Arthuso
Através da argila-matéria primitiva ancestral, registrar o sensível do espaço público através da diversidade de texturas encontradas, percebidas e captadas no cotidiano da cidade. Em pequenos pedaços de argila serão feitos registros através de palavras e desenhos expressos livremente em conjunto com as texturas captadas no espaço vivenciado por cada um.  Ao final, as peças dos participantes serão expostas e todos poderão apreciar a diversidade produzida. As peças produzidas serão queimadas em um forno de cerâmica e  comporão um grande CACHO contendo o registro sensível do grupo.
Criação de personagens com Paulinho Polika
A partir de vivências de teatro de bonecos, sombras e artes plásticas os alunos serão estimulados a criar personagens, utilizando materiais plásticos, isopor, papel, papelão, luz do sol, entre outros a fim de interagir com o espaço urbano e seus transeuntes.
UFMG – Escola de Belas Artes
Oficina de Mídia Impressa com Warley Bombi
A oficina consiste na criação coletiva de peças gráficas que tem como referência jornais tablóide, fanzines e cartazes. Durante a oficina, os participantes irão analisar “formas” e “conteúdos” de matérias publicadas nos jornais impressos populares. Em seguida, farão um exercício de observação na praça e em seu entorno para elaborar maneiras criativas de noticiar os fatos. Serão levados em consideração os aspectos éticos e estéticos na montagem das peças. Os interessados em participar da oficina deverão gostar de produção coletiva, colagem, ilustração, leitura e escrita de texto.
UFMG – Gramado da Reitoria
Oficina de percussão com Daniela Ramos
A oficina tem como objetivo principal oferecer, através da percussão uma “vivência” musical, abordando alguns ritmos da Cultura Popular como o Maracatu, a Ciranda, o Ijexá e o Congado. Através de exercícios e práticas coletivas, será, também, abordada a técnica de cada instrumento, além das tradicionais cantigas de domínio público que compõem, juntamente com a percussão e a dança, o universo musical destas manifestações.
UFMG – Faculdade de Educação Física
Grades, flores e cores! com ROSVITA Kolb e Beatriz Leite
Esta oficina é um convite-passeio pela praça. É um convite-passeio com a arte, com o meio ambiente, com você. Queremos nos divertir com tecidos e fios coloridos. A cerca que divide o público e o privado vai ser a nossa companheira. Através do fio amarrado, tricotado, trançado, enlaçado vamos bordar flores e cores em suas grades.
PRAÇA DA IGREJA SÃO FRANCISCO (PAMPULHA)
Percussão e Movimento com Guda Coelho
A oficina tem a proposta de conscientizar o participante da importância do ritmo na vida das pessoas. O objetivo da oficina é proporcionar uma vivência rítmica, onde o aluno possa experienciá-la de uma forma lúdica e descontraída, tendo a pulsação como o elemento fundamental.
Da brincadeira à arte com Myriam Nacif e Paulo Thielmann
A oficina de arte-educação “Da Brincadeira à Arte” oferecida pelo Atrás do Pano é uma extensão de sua prática lúdica junto ao público infanto-juvenil, no que se refere à interação com este público e ao processo de criação de personagens e roteiros para seus espetáculos.  Integrando as diversas linguagens artísticas presentes em seus trabalhos teatrais como a música, o jogo teatral e as artes plásticas, os ministrantes pretendem mostrar aos participantes como a criação está relacionada ao despojamento lúdico  e à espontaneidade das brincadeiras. Partindo da brincadeira e do jogo é que se dá o processo criativo necessário  para a construção e utilização  do teatro, no palco ou na sala de aula. A partir deste contato com o jogo espontâneo, o aluno deverá entender o significado da arte na educação.

SERVIÇO
III Seminário Teias de Cidadania
Data: de 31 de julho a 03 de agosto
Local: UFMG
Tel: 3409-7462