FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Instituto Moreira Salles na FLIP 2012




Pelo segundo ano consecutivo, o Instituto Moreira Salles organiza uma programação especial para a Flip. Os eventos acontecerão na Casa do IMS(rua do Comércio, 13 – Centro Histórico, Paraty). Entre as atividades – abertas ao público –, estão a exposição A escrita dos gestos, uma mostra de fotografias com retratos de diversos escritores (Clarice Lispector, Jorge Amado, Carlos Drummond de Andrade, Euclides da Cunha, entre outros) feitos por fotógrafos do acervo IMS; o lançamento da revista serrote #11 e a distribuição gratuita da revista serrote #11 ½; shows com um trio que tocará músicas de Luiz Gonzaga em homenagem ao seu centenário; lançamento do DVD Consideração do poema, com leituras de poemas de Carlos Drummond de Andrade; e lançamento do programa da Rádio Batuta Segunda voz – Personagens que nos falam de perto, no qual autores convidados falam sobre os personagens de outros escritores que marcaram suas vidas. Veja a programação completa abaixo:

RÁDIO BATUTA: a web rádio do Instituto Moreira Salles lança mais um programa durante a Flip: Segunda voz – Personagens que nos falam de perto.Nele, um escritor convidado irá apresentar ao público os personagens da literatura (brasileira ou estrangeira) que marcaram sua vida. Silviano Santiago, Alejandro Zambra, Zuenir Ventura, Dulce Maria Cardoso, Luis Fernando Verissimo, Henrique Vila-Matas e Juan Gabriel Vásquez são os autores que serão entrevistados na Casa do IMS.
Confira abaixo os horários, além dos personagens escolhidos por cada autor: 
Quinta, 5 de julho 
16h Silviano Santiago: Graciliano Ramos, Memórias do cárcere 
18h Humberto Werneck: Eduardo Marciano, O encontro marcado 
Sexta, 6 de julho 
11h Javier Cercas: Dom Quixote, Dom Quixote 
15h Alejandro Zambra: Giovanni Drogo, O deserto dos tártaros 
17h Luis Fernando Verissimo e Zuenir Ventura. Verissimo falará de Humbert Humbert, Lolita.
Sábado, 7 de julho 
15h Juan Gabriel Vásquez: Charles Marlow, O coração das trevas 
17h Enrique Vila-Matas: Nick Carraway, O grande Gatsby 
19h Dulce Maria Cardoso: Emma Bovary, Madame Bovary

EXPOSIÇÃO A escrita dos gestos: A mostra, com curadoria de Paulo Roberto Pires, terá 21 retratos de 16 escritores (com a participação especial de um compositor, Dorival Caymmi). São imagens feitas por fotógrafos do acervo do Instituto Moreira Salles, como Marc Ferrez, Maureen Bisilliat, Edu Simões, Otto Stupakoff e Alécio de Andrade. Entre os retratados, estão Jorge Amado, Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto, Adélia Prado, Ferreira Gullar, Ariano Suassuna, Carlos Drummond de Andrade, Otto Lara Resende, Machado de Assis, Euclides da Cunha e Ana Cristina Cesar.

De quinta a sábado, das 10h às 22h
Domingo, das 10h às 16h

DRUMMOND: Lançamento do DVD Consideração do poema. O filme, realizado por ocasião das comemorações do Dia D, em 31 de outubro, reúne leituras de poemas de Carlos Drummond de Andrade por personalidades importantes da cultura brasileira, como Chico Buarque, Caetano Veloso, Milton Hatoum, Fernanda Torres, Adriana Calcanhotto, Cacá Diegues, Antonio Cicero, Paulo Henriques Brito e Marília Pêra, entre outros.
MÚSICA: Um trio composto por Mariana Bernardes (voz, cavaquinho e percussão), Marcelo Caldi (voz e sanfona) e Bilinho Teixeira (violão) irá tocar músicas de Luiz Gonzaga. Trata-se de uma homenagem ao centenário de um dos maiores músicos brasileiros. No repertório, clássicos como “Qui nem jiló”, “Xote das meninas”, “Asa branca”, “Juazeiro”, entre outros.
Quinta a sábado, às 20h30
SERROTE: Lançamento do número 11 da revista quadrimestral do Instituto Moreira Salles e de sua edição especial para a Flip, a serrote #11/½, que tem distribuição gratuita.

Quinta-feira, 5 de julho, às 20h30