FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 8 de julho de 2012

Mostra "Chanchadas"


Assim Era a Atlântida
De 23 a 27 de julho, segunda a sexta, o Centro de Cultura Belo Horizonte (CCBH) apresenta alguns dos principais filmes do período conhecido como “Chanchada”. As sessões são gratuitas e sempre às 19h.
As chanchadas foram um gênero de filme brasileiro que teve seu auge entre as décadas de 1930 e 1950. Elas eram comédias musicais, misturadas com elementos de filmes policiais e de ficção científica. Esse tipo de humor, porém, não pode ser considerado uma invenção brasileira, pois fitas assim também eram comuns em países como Itália, Portugal, México, Cuba e Argentina. Quando o gênero chegou por aqui, a crítica nacional o considerava um espetáculo vulgar, por isso ele foi apelidado de chanchada – palavra de origem controversa, mas que pode ter surgido na língua espanhola, significando “porcaria”. A aversão dos críticos, no entanto, não prejudicou o sucesso de bilheteria desses filmes.
O principal objetivo das mostras de cinema do CCBH é levar ao público filmes nacionais que ficam de fora do circuito comercial. As obras selecionadas para a mostra integram o programa do Ministério da Cultura “Programadora Brasil”, iniciativa que visa à ampliação do acesso a produções brasileiras recentes e aos filmes representativos da nossa cinematografia.
Programação: 
Dia 23 – Onde Estás Felicidade? (Mesquitinha, 1939)
Dia 24 – Assim Era a Atlântida (Carlos Manga, 1974)
Dia 25 – Nem Sansão Nem Dalila (Carlos Manga, 1954)
Dia 26 –O Homem do Sputnik (Carlos Manga, 1959)
Dia 27 –O Batedor de Carteiras (Aloisio T. de Carvalho, 1958)
23 a 27 de junho de 2012
Segunda a sexta às 19h
Local: Centro de Cultura Belo Horizonte
Rua da Bahia, 1.149, Centro
Entrada free
Informações para o público: (31) 3277-4384