FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 8 de julho de 2012

VI Encontro do Projeto "Memórias da Vida Literária do Rio de Janeiro"


 “Memórias da vida literária do Rio de Janeiro” recebe o veterano Alberto Abreu







O veterano livreiro carioca Alberto de Abreu Mathias será o expositor e o homenageado do VI Encontro do projeto “Os livros e a vida literária no Rio de Janeiro”, que acontece no dia 16 de julho (16/7), das 17h30 às 19h30, no Auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional. 


A mesa do debate “Histórias de um Livreiro de Letras” será coordenada por Aníbal Bragança (Coordenador-geral de Pesquisa e Editoração da Fundação Biblioteca Nacional) e contará com as presenças de Milena Duchiade (da Livraria Leonardo Da Vinci) e Margarete Cardoso (da Livraria Rio Antigo).


Alberto Abreu começou na profissão de livreiro em 1938, na Livraria Acadêmica da Rua São José, antigo reduto de intelectuais no Centro do Rio. De seus 90 anos de idade, 74 foram dedicados ao comércio de livros – ofício que continua exercendo à frente da Livraria Padrão, fundada por ele em 1973. Dentre seus clientes ilustres estiveram Graciliano Ramos, Cecília Meireles, Antonio Houaiss, Paulo Rónai e Otto Maria Carpeaux.


Criador da Biblioteca Brasileira de Filologia, Alberto Abreu ganhou em 2010 o Prêmio Amigo do Livro, concedido pela Associação Estadual das Livrarias do Rio de Janeiro (AEL). Ele recebeu ainda homenagens da Academia Brasileira de Letras (ABL) e do governo francês por seu trabalho em prol do livro.




O projeto “Os livros e a vida literária no Rio de Janeiro” é voltado para a construção da memória da vida literária do Rio de Janeiro através do olhar dos editores, livreiros, bibliotecários e leitores que formam este universo. A cada mês um personagem expõe na Biblioteca Nacional sua vivência profissional, suas lembranças e reflexões acerca do tema proposto. O objetivo é reunir amantes do livro e da literatura carioca em torno de pessoas que ajudaram a fazer a história da cidade.



História de um livreiro de letras
16 de julho no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional
Endereço: Rua México, s/nº (acesso pelo jardim)- Centro – Rio de Janeiro
Horário: de 17h30 às 19h30
Entrada Franca