FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 21 de julho de 2012

XVII Encontro Nacional de Geógrafos



Encontro Nacional de Geógrafos (ENG) tem se constituído como o principal evento da Geografia brasileira. Próximo de sua décima sétima edição, o ENG, além de congregar o maior número de participantes em torno das questões da Geografia, também é um momento de avaliação, debate e encaminhamentos do pensar e do fazer em Geografia, em diálogo profundo com a Universidade, Entidades de Pesquisa e de Representação, e com Movimentos Sociais.
O ENG é o evento de maior participação da comunidade geográfica brasileira, produzindo-se como espaço de intensa reflexão em torno das questões que tangem a Geografia, em especial em relação às principais problemáticas que envolvem a produção do espaço brasileiro. Da mesma forma, é o momento em que a Geografia, em diálogo também com outras áreas do saber, se mostra e se reflete em um conjunto de atividades.

Objetivos 
A finalidade principal do Encontro Nacional de Geógrafos é congregar a comunidade geográfica brasileira, envolvendo-a em um conjunto de atividades e discussões que possibilitem avaliar, discutir e encaminhar questões pertinentes à ação e ao pensamento geográfico no Brasil. Seus principais objetivos são constituir-se como espaço de reunião da Geografia brasileira (professores, pesquisadores, alunos e sociedade em geral), em intenso debate sobre práticas e concepções geográficas, e ser um momento de profunda troca de experiências e saberes, contribuindo para o avanço da Geografia tanto na Universidade como em toda a sociedade. 

Ênfases dessa edição
O XVII Encontro Nacional de Geógrafos, a ser realizado em Belo Horizonte entre os dias 22 e 28 de Julho de 2012 tem como tema “Escalas, poderes, ações, geografias” e será realizado no Campus da Universidade Federal de Minas Gerais. Organizado pelas Seções Locais da AGB através das Reuniões de Gestão Coletiva, esta edição terá a presença marcante de movimentos sociais e populares em várias de suas mesas de debate, numa tentativa de dialogar e articular o conhecimento produzido a partir da Geografia com os saberes construídos nas lutas populares ao redor do país.

Participantes 
Professores universitários, estudantes de graduação e de pós graduação de Geografia ou de áreas afins, professores da educação básica, militantes de movimentos sociais, sindicatos e partidos políticos, geógrafos e não geógrafos, associados ou não à AGB e demais interessados.

Periodicidade
Os Encontros Nacionais (a cada dois anos) e os Congressos (a cada 10 anos) têm sido consolidados como os mais importantes Eventos da Ciência Geográfica no Brasil. O ENG tradicionalmente tem se constituído num espaço de reflexão geográfica, política, social e cultural sobre os grandes temas nacionais e a AGB, como entidade representativa dos geógrafos brasileiros, promove essas discussões, socializando-as com toda a comunidade e com a sociedade em geral. O número de participações tem aumentado a cada evento. Tanto os Encontros quanto os Congressos promovidos pela AGB têm recebido um número crescente de participantes de todo Brasil e de outros países latino-americanos. Nos últimos cinco eventos reunimos 3.000 pessoas em João Pessoa/PB (2002), 3.800 pessoas em Goiânia/GO (2004); 1.500 pessoas em Rio Branco/AC (2006), 5.000 pessoas em São Paulo/SP (2008) e 5.500 em Porto Alegre/RS (2010).

Quem Promove
A Associação dos Geógrafos do Brasil, em cumprimento ao seu Estatuto, vem construindo a décima sétima edição do Encontro Nacional de Geógrafos. Conforme estabelece o seu Estatuto, o processo de construção dos Encontros da AGB resulta de discussões e aprovações em Reuniões de Gestões Coletivas (RGCs), de propostas trazidas pelos(as) delegados(as) das seções locais.

Sobre a Associação dos Geógrafos Brasileiros 
A Associação dos Geógrafos Brasileiros (AGB) tem como missão central o desenvolvimento da Geografia brasileira, representando a Geografia e o pensamento de seus sócios junto à sociedade, congregando os geógrafos e os estudantes de Geografia para o fortalecimento da ação e do pensamento geográfico.
Os objetivos centrais da AGB são: promover o desenvolvimento da Geografia no Brasil, pesquisando e divulgando assuntos geográficos, principalmente brasileiros; estimular o estudo e o ensino da Geografia, propondo medidas para o seu aperfeiçoamento; promover e manter publicações de interesse geográfico, em especial; manter intercâmbio e colaboração com outras entidades dedicadas à pesquisa geográfica ou de interesse correlato, ou ainda à sua aplicação, visando o conhecimento da realidade brasileira; congregar os geógrafos e os estudantes de Geografia do país para a defesa e prestígio da classe e da profissão; promover encontros, congressos, exposições, conferências, simpósios, cursos e debates, bem como o intercâmbio profissional mantendo contato com entidades afins, no Brasil e no exterior, de modo a favorecer a troca de observações e experiências entre seus associados; procurar representar a Geografia brasileira e o pensamento de seus sócios junto aos poderes públicos e às entidades de classe, culturais ou técnicas.