FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Mostra de Artes "O Barão e a Caricatura"


Mostra apresenta Barão de Rio Branco ao grande público por meio das caricaturas



Você conhece José Maria da Silva Paranhos Júnior? Mas certamente já deve ter escutado falar do Barão de Rio Branco. O patrono da diplomacia brasileira é tema da mais nova mostra da Biblioteca Nacional. “O Barão e a Caricatura: Rio Branco no Traço dos Caricaturistas” reúne o trabalho de diversos ilustradores da imprensa do começo do século XX para contar a história de um dos mais importantes personagens da história do Brasil. Participaram da cerimônia de abertura Galeno Amorim, Presidente da Fundação Biblioteca Nacional, Manoel Antonio Pereira, Coordenador do Comitê Executivo para a celebração do primeiro centenário da morte do Barão do Rio Branco, e Angela Telles, curadora do trabalho.


Primeiro a falar, Galeno considera a mostra uma justíssima homenagem ao estadista brasileiro e ressaltou que “exposições desse tipo engrandecem a Biblioteca Nacional”. Já o diplomata entende a caricatura como uma forma de conhecer a época do Barão, que foi alvo de mais de mil ilustrações nos dez anos que esteve à frente do Ministério das Relações Exteriores (1902-1912). Manoel Antonio Pereira lembrou ainda que a mostra foi programada para acontecer em período letivo, de forma a ser visitada por alunos da rede estadual e municipal de educação, graças ao convênio com a Biblioteca Nacional. ”Acredito que essa homenagem está à altura de seu homenageado e do povo brasileiro”, resumiu o diplomata.


“Antigamente, as caricaturas não eram valorizadas pelos pesquisadores, que se esqueciam que uma imagem fala mais que mil palavras”, afirmou Angela Telles, curadora da exposição, que destacou que o objetivo da mostra é valorizar o traço dos caricaturistas. “Gente como Raul Perderneiras, que além de ilustrador, era doutor em direito internacional”, acrescentou. Angela lembrou ainda do desejo do Barão de Rio Branco de organizar um livro contando a história da caricatura no Brasil. Desejo que de alguma forma se realiza por meio de “O Barão e a Caricatura: Rio Branco no Traço dos Caricaturistas”, mostra que segue aberta ao público até 30/9.





O Barão e a Caricatura: Rio Branco no Traço dos Caricaturistas
De 8/8 a 30/9 no 3º andar da Biblioteca Nacional
Avenida Rio Branca, n º219 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Terça a sexta, das 10h às 17h
Sábados, domingos e feriados, de 12h30 às 16h30
Agendamento de visitas pelos telefones (21) 2220-9484 e (21) 3095-3881
Entrada Franca