FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 18 de setembro de 2012

1ª Mostra de Cinema- Surdez em Cena


Sobre Meus Lábios
Entre os dias 18 de setembro e 11 de outubro, sempre as terças e quintas-feiras, às 19h, o Cinecentro irá exibir a 1ª. Mostra de Cinema – Surdez em Cena. Na tela, situações típicas do universo de pessoas com deficiência auditiva ao longo de algumas décadas. A entrada é gratuita. Com curadoria da equipe do projeto da UFMG – Diálogos de Inclusão, a programação conta com oito filmes de diretores americanos e europeus.
A Mostra abre com o filme “E Seu Nome é Jonas” de Richard Michaels, realizado em 1979, com duração de 100 min, e encerra com “O Milagre de Anne Sullivan” de Arthur Penn, datado de 1962, com 106 min.
O Cinecentro é um projeto permanente do Centro Cultural UFMG e oferece ao público em geral acesso a filmes atrelados a um tema que estabeleça nexo, informação, reflexão e entretenimento qualificado.
Programação da Mostra
18.09.2012 – terça-feira
E Seu Nome é Jonas (And your name is Jonah) de Richard Michaels 
EUA – 1979 – 100 min.
O filme conta a história de um menino surdo que encontra muitas dificuldades no convívio social. Inicialmente, ocorre um erro em seu diagnóstico e ele é internado em uma instituição para crianças consideradas deficientes mentais. Ao descobrir o erro médico, a relação dos pais é assolada pelo sentimento de culpa.
20.09.2012 – quinta-feira
Mr.Holland – Adorável Professor (Mr. Holland’s Opus) de Stephen Herek
143 min – 1995 – 140 min.
Jovem compositor aceita com relutância emprego como professor de música em uma escola. Mas ao longo dos trinta anos que passa exercendo a função, até sua matéria ser retirada do currículo escolar, ele vai perceber o quanto seus alunos são influenciados pela sua paixão pela música.
25.09.2012 – terça-feira
O País dos Surdos (Le pays dês sourds) de Nicolas Philibert
França – 1992 – 95 min.
O filme fala sobre as semelhanças de percepções do mundo que existem entre as pessoas que vivem no silêncio desde o nascimento.
27.09.2012 – quinta-feira
Gestos de Amor (Dove siete? Io sono qui) de Liliana Cavani
Itália – 1993 – 148 min.
Mãe não aceita a condição de seu filho um surdo-mudo. Como Não aceita manda-lo para uma escola especial, a tia o ajuda a integrá-lo em grupo de surdos-mudos, ensinando-lhe a linguagem de sinais.
02.10.2012 – terça-feira
Filhos do Silêncio (Children of a lesser God) de Randa Haines
EUA – 1986 – 119 min.
Baseado no sucesso da Broadway, conta a história de amor de John Leeds (William Hurt), um idealista professor de deficientes e uma decidida moça surda, chamada Sarah (Marlee Matlin). No início, Leeds vê Sarah como desafio à sua didática. Mas logo o relacionamento dos dois transforma-se num romance tão passional, que rompe a barreira do silêncio que os separa.
04.10.2012 – quinta-feita
A Música e o Silêncio (Jenseits der stille) de Caroline Link
Alemanha – 1996 – 109 min.
Desde a mais tenra idade, Lara serviu de intérprete para seus pais surdos, ajudando-os a se comunicar com os outros. Já crescida, ela demonstra grande talento musical. É quando surge um dilema em sua vida, pois, se quiser abraçar uma promissora carreira, terá que mudar-se para Berlim.
09.10.2012 – terça-feira
Sobre Meus Lábios (Sur mês lèvres) de Jacques Audiard
França – 2001 – 119 min.
Funcionária modelo e extremamente dedicada ao trabalho, Carla é uma secretária que às voltas com um salário miserável e uma deficiência auditiva vê suas chances de crescer profissionalmente reduzidas a quase nada. Sua vida tem uma reviravolta com a contratação do estagiário Paul, um jovem recém-saído da prisão.
11.10.2012 – quinta-feira
O Milagre de Anne Sullivan (The miracle worker) de Arthur Penn
EUA – 1962 – 106 min.
A incansável tarefa de Anne Sullivan (Anne Bancroft), uma professora, ao tentar fazer com que Helen Keller (Patty Duke), uma garota cega, surda e muda, se adapte e entenda (pelo menos em parte) as coisas que a cercam. Para isto entra em confronto com os pais da menina, que sempre sentiram pena da filha e a mimaram, sem nunca terem lhe ensinado algo nem lhe tratado como qualquer criança.
18 a 11 de outubro de 2012
Terças e quintas-feiras às 19h
Local: Centro Cultural UFMG
Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia.
www.centrocultural.ufmg.br
Tel: 3409.8284/8290
Entrada free