FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sábado, 29 de setembro de 2012

6º Festival de Arte Digital


Obra Ada 02(FAD 2011) - Artista Karina Smigla Bobinski - Crédito Bruna Finelli

Com o tema “Interfaces Relacionais”, que aborda as tecnologias e interações humanas, o 6º Festival de Arte Digital – FAD 2012 ocupa a Funarte MG de 05 de outubro a 16 de novembro. O evento gratuito irá reunir artistas nacionais e internacionais, instalações, oficinas, performances e debates que abordam as transformações e novas possibilidades do universo digital. 
Ao todo, serão apresentadas 22 produções, divididas nas categorias: FAD Performances, com seis performances audiovisuais; FAD Galeria, com 10 instalações audiovisuais interativas; FAD Simpósio com três debates; e FAD Laboratório, com três oficinas.
Dias 05 e 06 de outubro, a programação do FAD Performances mistura movimentos, sons, paisagens, imagens, sensações e improvisações. Fernando Velázquez & Francisco Lapetina (Uruguai), trazem “Acidente”. Francesca Fini (Itália), apresenta “Blind”, uma mistura de “body-art” e design interativo. A exploração dos limites físicos e emocionais do corpo humano através de representações videográficas é a proposta de “Storm”, de Luiz Duva (Brasil).
Até o dia 16 de novembro, o FAD Galeria apresenta relações sociais, aspectos humanos como a timidez, interação entre sons e objetos, dentre outros, em instalações que incentivam a participação do visitante, como no caso de "Light Tension", de Carlo Bernardini (Itália). “ThroughOut Breathing”, de Anaísa Franco e André Perrota é uma escultura que respira junto com o espectador. “Pedagogia da Crueldade”, de Ana Moravi, mescla estética e sonora em um contexto de reprovação, solidão e privação presentes nas relações sociais. E ainda, uma obra que o visitante só conseguirá observar suas ações se ficar em silêncio e completamente parado. Essa é a proposta de “Tímido”, de Henrique Roscoe.
FAD Simpósio reúne profissionais para debater os temas “Software-pensamento/poesia-livre", Chico Marinho (Brasil); “Futuro e território”, com Carlo Bernardini (Itália); "Performance Audiovisuais ao Vivo: Caminhos e Possibilidades", com  Luiz Duva e Fernando Velazquez.
No FAD Laboratório, Carou Araújo, de Belo Horizonte, ministra a oficina de “Construção de Theremin de Luz”; o paulista Cláudio Miklos trabalha com o tema “Arduíno 100 Noção”, atividade desenvolvida para aqueles que nunca tenham visto ou mesmo utilizado um microprocessador ou um microcontrolador para a produção de algum trabalho artístico.  A programação ainda destaca a Oficina de Criação/Customização de Pedais e Efeitos, ministrada por Eric Barbosa, de Fortaleza.
FAD Educativo – O festival abre espaço para visitas guiadas de escolas e grupos em geral. Os passeios são acompanhados por monitores, que explicam detalhadamente cada instalação, e incentivam a interação com os visitantes. Os interessados devem entrar em contato pelo email educacional@festivaldeartedigital.com.br ou pelo telefone (31) 7512-1150.
Nesta edição haverá, ainda, o lançamento do livro FAD Retrospectiva. A obra, que será divulgada oficialmente no dia 06 de outubro, sábado, às 17h, reúne uma coletânea dos melhores trabalhos apresentados nas cinco edições anteriores do festival.


Programação Completa
Data: 05/10 sexta-feira
FAD Performances
Torções
Marcelo Kraiser, Marco Scarassatti e Izabel Stewart (Belo Horizonte/Brasil)
Descrição: Uma experiência de engenharia poética que trabalha a partir de estruturas e dispositivos que convertem, entre si, som, imagens e movimentos.
Horário: 19h (ingressos gratuitos distribuídos às 18h30min)
Acidente
Fernando Velázquez & Francisco Lapetina (Uruguai)
Descrição: Performance audiovisual em sete movimentos, resultado de uma pesquisa sobre as relações culturais entre o Brasil e o Uruguai.
Horário: 20h (ingressos gratuitos distribuídos às 19h30min)
Asynthome
Transforma - Luke Bennett, Baris Hasselbach e Simon Krahl (Alemanha/França)
Descrição: Uma narrativa solta se desdobra quando uma iconografia visual que sugere mitologias de criação é instigada. O efeito das imagens é alterado pela visão dos elementos que se desenvolvem de forma aleatória no palco.
Horário: 21h (ingressos gratuitos distribuídos às 20h30min)
 FAD Laboratório
 Oficina Criação/Customização de Pedais e Efeitos
Eric Barbosa (Fortaleza/Brasil)
Descrição: Os participantes desenvolverão noções básicas sobre a construção de efeitos sonoros, tais como pedais analógicos. Entre eles: Reverb, Delay, Chorus, Trêmolo, Flanger, Drive e outros utilizados na concepção sonoplasta e musical que constitui o universo do áudio, efeitos e tecnologia.
Horário: 10h às 16h
Inscrições gratuitas: educacional@festivaldeartedigital.com.br
Data: 06/10 (sábado)
FAD Performances
Blind - Francesca Fini (Itália)
Descrição: A ideia é transportar a plateia a uma dimensão imersiva, na qual a performer se torna o veículo de uma experimentação em cores, através de sons e visuais interativos.
Horário: 19h (ingressos gratuitos distribuídos às 18h30min)
Storm - Luiz Duva (São Paulo/Brasil)
Descrição: Uma composição audiovisual apresentada em um espetáculo de improvisação multimídia que tem como tema o embate do ser humano com o desconhecido, seus limites e tentativas de transposição.
Horário: 20h (ingressos gratuitos distribuídos às 19h30min)
Operators
Transforma - Luke Bennett, Baris Hasselbach e Simon Krahl (Alemanha/França)
Descrição: Trabalhando com vídeos gravados em estúdio, Transforma e o artista sonoro Markus Hübner criam um fluxo de sons, música e vídeo onde se mistura o artificial com a realidade. O resultado criado é o seu próprio making off.
Horário: 21h (ingressos gratuitos distribuídos às 20h30min)
FAD Simpósio
Inscrições gratuitas: educacional@festivaldeartedigital.com.br
"Software-pensamento/poesia-livre" -  Chico Marinho (Belo Horizonte/Brasil)
Horário: 17h
“Futuro e território” - Carlo Bernardini (Itália)
Horário: 18h
"Performance Audiovisuais ao Vivo: Caminhos e Possibilidades" - Luiz Duva e Fernando Velazquez. Mediação Henrique Roscoe
Horário: 19h
 FAD Laboratório
Oficina Arduino 100 Noção - Claudio Miklos (São Paulo/Brasil)
Descrição: Workshop foi criado para atender aqueles que têm curiosidade, independentemente da profissão.
Horário: 10h às 16h
Inscrições gratuitas: educacional@festivaldeartedigital.com.br
 Data: 07/10 (domingo)
 FAD Laboratório
Oficina de Construção de Theremin de Luz - Carou Araujo (Belo Horizonte/Brasil)
Descrição: Neste projeto utilizamos um sensor LDR (fotosensível) como estímulo de modificação de frequências. Cada participante projeta e constrói seu próprio instrumento sonoro.
Horário: 14h às 18h
Inscrições gratuitas: educacional@festivaldeartedigital.com.br
05 de outubro a 16 de novembro
FAD Galeria
terça a sábado: 10hs às 18h, domingos e feriados: 14h às 20h
Entrada Gratuita
Pedagogia da Crueldade - Ana Moravi (Belo Horizonte/Brasil)
Descrição: experiência estética e sonora com um contexto de reprovação, solidão, privação, que ocorre nas relações sociais.
ThroughOut Breathing - Anaísa Franco (São Paulo/Brasil)
Descrição: Uma escultura que respira junto com o espectador. A máquina acompanha, amplifica e expande o ato de respirar através de uma interface e do espaço.
Light Tension - Carlo Bernardini (Itália)
Descrição: O conceito da obra é criar um campo de luz interativo e dinâmico, na forma de uma instalação audiovisual usando fibras ópticas, envolvendo o espaço e criando a ilusão de volume, sobre o qual um vídeo experimental é exibido, entre as paredes e o piso da galeria.
 Anthem - Felipe Castelblanco (Pittsburgh, EUA)
Descrição: Instalação interativa sonora que explora o nacionalismo como um território simbólico, enquanto busca modos alternativos de interação entre som e objetos musicais analógicos.
Tímido - Henrique Roscoe
Descrição: A obra trata da timidez e seus reflexos. O sujeito tímido, neste caso, é uma máquina que se encontra dentro de uma sala. Ela canta e produz luzes coloridas, mas só enquanto está sozinha. 
Patrimônio Imaterial - Lucas Carvalho (Belo Horizonte/Brasil)
Showcase Hacklab Emotic Equipe: Italo Travenzoli e Chico Marinho
Descrição: O software da instalação, desenvolvido em Processing, executa a análise das expressões faciais do interator, apresentando respostas visuais e sonoras em tempo real.
Manequim - Equipe: Fernanda Shairon, João Pedro Mayrink, Kayran Ghandi, Renata Carmo, Sandro Miccoli, Tathiane Mendes, Chico Marinho
Descrição: A instalação interativa faz uma reflexão sobre o aumento de procedimentos cirúrgicos, no Brasil, ligados à beleza corporal da moda. Moldes de gesso, tirados de um corpo de manequim desmembrado, são dispostos em um mural como um painel mercadológico da fisiologia básica da figura humana.
Homem Chocalho - Equipe: Rafagan Soares de Carvalho, Flavio Houssen, Chico Marinho
Descrição: Uma instalação interativa em que o corpo do interator é a interface e ao mesmo tempo a imagem produzida. O homem chocalho é uma representação do homem como limite externo de uma massa corpórea em expansão, fruto da propaganda dos alimentos e bebidas que nos rodeia.
Caixinha de pedaços - HacklabBH
Descrição: Essa instalação usa dois ícones da cultura pop: caixinha de música e a boneca Barbie como forma de levar aos limites a representação de uma beleza de consumo.

05 de outubro a 16 de novembro de 2012
Local: Funarte MG
Endereço: Rua Januária, 68 - Bairro Floresta
Telefone (31) 7512-1150
Entrada free