FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Aniversário da Galeria Gentil Carioca

A GENTIL CARIOCA convida: 11 de setembro (terça-feira) aniversário de 9 anos da galeria + exposição do José Bento + performance sonora de Arto Lindsay e Siri + festa com Dj Zé Octavio

No dia 11 de setembro a galeria completa quase uma década de arte, permeada de muita performance e música – característicos da galeria. O antigo sobrado no centro da cidade vai ser palco de uma grande festa cuja direção é assinada por Ernesto Neto, Laura Lima e Márcio Botner. No cronograma das comemorações estão incluídas a abertura da exposição do artista plástico mineiro José Bento e as performances sonoras do artista, guitarrista, cantor, compositor e produtor, Arto Lindsay, além da contribuição de Siri,
 artista sonoro. A festa continua ao som do DJ Zé Octavio.

José Bento

O artista José Bento inaugura sua primeira exposição individual na galeria. Em outubro de 2010 fez a exposição-instalação ZUMZUMZUM com o artista Cao Guimarães na Gentil. 
Na primeira sala haverá uma intervenção na arquitetura da galeria com a construção de uma rampa projetada para a rua. Na segunda sala haverá uma grande escultura dividindo o espaço, onde haverá trabalhos antigos como a primeira escultura do artista feita entre 1984 e 2011, trabalhos atemporais e trabalhos que ele fez há 20 anos e nunca expos. A escultura maior será como uma nave abrigando obras como esculturas de madeira e metal, objetos e vídeos.

Nascido em Salvador em 1962, desde a década de 1980 José Bento realiza, sobretudo, esculturas em madeira, além de trabalhos em vídeo, desenho e fotografia. Expondo em museus, instituições culturais e galerias dentro e fora do Brasil, seus primeiros trabalhos se desenvolvem a partir da discussão entre o plano e a tridimensionalidade, como as maquetes e objetos construídos com palitos de picolé. Já em Árvores, uma de suas obras mais conhecidas, o artista aborda questões materiais: o material que serve à sua própria representação. A relação entre a arquitetura dos espaços expositivos e os trabalhos de arte também se mostrou uma fonte profícua de proposições artísticas em sua carreira, algumas delas site-especific. Seus trabalhos mais recentes lidam com o estatuto da linguagem escultórica na contemporaneidade e discussões acerca de valor financeiro e economia no circuito de arte. José Bento vive e mantém um ateliê em Belo Horizonte.

Haverá também o lançamento da Camisa Educação por Bruna Lobo e a continuação da Parede Gentil por Maria Nepomuceno que fica exposta ao público até 17 de novembro.

CAMISA EDUCAÇÃO

A GENTIL CARIOCA realiza o projeto Camisa Educação desde 2005. A cada nova inauguração na galeria convidamos um artista a realizar um projeto para uma camisa na qual a palavra “educação” está escrita. Nesta edição haverá o lançamento da Camisa-Educação n°46 da artista Bruna Lobo.

José Bento
abertura 11 de setembro de 2010 de 19h30 às 23h
exposição de 12/09 a 03/11/2012

Lançamento da camisa educação por Bruna Lobo

parede gentil por Maria Nepomuceno de 31 de julho a 17 de novembro de 2010
gentil apoio Catherine Petitgas

A GENTIL CARIOCA
Rua Gonçalves Ledo, 17- Sobrado
Centro- Rio de Janeiro- 20060-020
Tel: 21 2222-1651
Abrimos de terça a sexta-feira das 12h às 19h e sábados das 12h às 17h.
correio@agentilcarioca.com.br