FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Exposição "Desvios na Paisagem"




A Portas Vilaseca Galeria inaugura na quarta-feira, dia 5 de setembro de 2012, às 19h, a exposição individualDesvios na paisagem, de Pedro Victor Brandão. A mostra traz ao público 23 trabalhos produzidos entre 2008 e 2012 abordando a fotografia para além do domínio do visível. São cinco séries que elaboram processualmente a criação de imagens através de transformações químicas, físicas, biológicas e numéricas.
 Em Vista para o nada, o artista utiliza filmes instantâneos vencidos para registrar reações químicas traduzidas como paisagens calcadas no acaso. A latência das imagens é trabalhada na série Dupla Paisagem, em que colônias de mofo foram cultivadas em filmes preto e branco que esperaram dez anos para serem revelados. EmWYBINWYS (O que você compra não é o que você vê), imagens da ação da gravidade são sobrepostas por uma película refratora. Para serem acessadas, tais imagens exigem a busca de um ângulo específico por parte do leitor.
A série Não Civilizada traz nove impressões de paisagens do Rio de Janeiro completamente retocadas digitalmente para um estado “original” inexistente. Construções, aterros e monumentos são substituídos por elementos ressintetizados, remetendo tanto a um passado inabitado como a um futuro cataclísmico, colocando em dúvida o caráter objetivo da fotografia contemporânea e questionando o padrão de urbanização da cidade. Por último, é apresentada nova imagem da série Curta, que retrata o processo de revitalização da zona portuária, alvo de uma complexa operação especulativa com a construção de grandiosos totens urbanos. Na exposição, uma imagem do canteiro de obras do Museu do Amanhã será iluminada por uma fonte de luz UV, fazendo com que gradualmente desapareça do suporte fotográfico.
O texto crítico da exposição foi escrito pelo próprio artista, intuindo reflexões sobre impermanência e o estado da paisagem urbana a partir dessas distorções no espaço e tempo fotográficos.
Ativa desde 2010, a Portas Vilaseca Galeria se estabeleceu no panorama da arte contemporânea reunindo artistas de diferentes gerações e firmando parcerias entre colecionadores, instituições e curadores.
Sem Título #3 e #4 (2000-2010), da série Dupla Paisagem


SOBRE O ARTISTA:
Nascido em 1985, Pedro Victor Brandão é artista visual e fotógrafo. Formado na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (em cursos livres de 2005 a 2009 e no programa Aprofundamento, em 2010). Em 2009, graduou-se em Fotografia pela Universidade Estácio de Sá. Desde 2005 desenvolve trabalhos autorais que versam sobre ressignificações da imagem fotográfica hoje. Em 2011 faz sua primeira exposição individual dentro do projeto Ocupação Cofre, na Casa França-Brasil, com a série Pintura Antifurto. Entre as exposições coletivas que participou destacam-se Novíssimos (Galeria IBEU/ 2012 – Rio de Janeiro); Novas Aquisições 2010/ 2012 (Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro/ 2012); Sem Título #1 – Experiências de Pós-Morte (Galeria Oscar Cruz/ 2011 – São Paulo); Abotoados pela Manga (galpão da Ilustre/ 2010 – São Paulo) e Por aqui, formas tornaram-se atitudes (SESC Vila Mariana/ 2010 – São Paulo). Em 2008, ganhou o 3º Prêmio do 1º Salão de Artes Visuais de Petrópolis e em 2010, é premiado no XI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, com o projeto O Transitório Fóssil. Seus trabalhos integram coleções públicas e particulares. Vive e trabalha no Rio de Janeiro.
Lagoa Rodrigo de Freitas #1, da série Não Civilizada
Desvios na paisagem, de Pedro Victor Brandão
Abertura: 05 de setembro, quarta-feira, às 19 horas
Período expositivo: de 06 de setembro a 06 de outubro de 2012
Local: Portas Vilaseca Galeria (Avenida Ataulfo de Paiva, 1079, loja 109 – Subsolo, Rio de Janeiro | 21 2274-5965)
Horários: segunda à sexta-feira, das 11 às 19 horas; e sábados, das 11 às 14 horas
Entrada franca