FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 14 de outubro de 2012

Ciclo Visões da História. "O Fim da História?"


Academia Brasileira de Letras dá continuidade ao ciclo de conferências denominado “Visões da História”, sob coordenação do Acadêmico, professor e historiador José Murilo de Carvalho, com sua quarta palestra, a ser feita pelo Acadêmico Sergio Paulo Rouanet. O tema será “O fim da História?”. O evento está programado para o dia 16 de outubro, terça-feira, 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, na sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro.
A conferência girará em torno da teoria do pensador norte-americano Francis Fukuyama. A idéia do “Fim da História” surgiu em um artigo publicado em 1989. Depois,  foi retomado com sua obra publicada em 1992, denominada O fim da história e o último homem. Fukuyama desenvolveu uma linha de raciocínio segundo a qual o capitalismo e a democracia burguesa constituem o coroamento da história da humanidade. De acordo com ele, a História terminou no episódio da Queda do Muro de Berlim. Naquele momento, os antagonismos teriam terminado e, a partir de então, passou a existir apenas uma única potência: os Estados Unidos da América. Desse modo, diante da derrocada do socialismo, o autor concluiu que a democracia liberal ocidental firmou-se como a solução final do governo humano, gerando uma estagnação jamais vista no mundo.
José Murilo de Carvalho explicou o objetivo e a proposta do ciclo“Visões da História”: “São manifestações da autoconsciência da humanidade. Fenômeno típico da Idade Moderna, o pensamento sobre a trajetória ou as trajetórias da humanidade constitui um esforço de dar sentido à nossa existência coletiva. Ele mesmo histórico, esse esforço é constantemente renovado. Mesmo mutante, ele se torna cada vez mais importante à medida que a própria História nos parece cada vez menos transparente. Organizado pela ABL, o ciclo pretende retomar alguns dos autores clássicos sobre o tema, Maquiavel, Vico, Ortega y Gasset, e examiná-los à luz de um momento de desorientação em que se chegou a propor a ideia do fim da História”, afirmou. O ciclo terá mais uma palestra: dia 23 de outubro, “A História em Giambattista Vico”, com o Acadêmico e professor Marco Lucchesi.
Os Ciclos de Conferências da ABL, com entrada franca e transmissão ao vivo pelo Portal, têm patrocínio da Petrobras.
Saiba mais
Ensaísta, filósofo, antropólogo e tradutor, além de diplomata de carreira, o Acadêmico Sergio Paulo Rouanet é o oitavo ocupante da Cadeira nº 13 da ABL, eleito em 23 de abril de 1992. Graduado em Ciências Jurídicas e Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (USP), possui em seu currículo diversos cursos no exterior. Rouanet exerceu o cargo de Secretário de Cultura da Presidência da República entre 1991 e 1992 e foi também o responsável pela criação da lei de incentivo fiscal à cultura, chamada de Lei Rouanet.