FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Comemoração dos 110 anos de Carlos Drumond de Andrade no MMM



Eventos gratuitos promovidos em outubro rendem homenagens ao eterno poeta. Maria Antonieta Cunha,
uma das principais especialistas em leitura do país, comenta a obra de Carlos Drummond de Andrade

Em 31 de outubro, Carlos Drummond de Andrade faria 110 anos. Para celebrar o Dia D e reverenciar um dos principais poetas brasileiros, o Museu das Minas e do Metal – EBX dedica sua programação cultural do mês ao poeta itabirano. Entre as atrações do Toda Quinta, no dia 4 haverá palestra com uma das maiores especialista em leitura do país, Maria Antonieta Cunha, que é 
secretária-executiva do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL) e professora da UFMG.

E como outubro também é o mês das crianças, no dia 12 de outubro, dia dedicado a elas, o MMM promove a entrada gratuita para crianças de até 12 anos. Além disso, as 150 primeiras que chegarem serão presenteadas com uma amostra mineral. Além disso, o Era uma vez no MMM..., momento dedicado à narração de histórias para o público infantil, no dia 28 presta homenagem a Drummond e às crianças, com as histórias de Carlos, o menino que colecionava pedras.

A programação começa no dia 4 com o Língua Afiada, que tem como convidada a escritora Maria Antonieta Cunha. Considerada uma das principais especialistas em leitura do país, a professora da Faculdade de Letras da UFMG profere a palestra “Drummond hoje e sempre”, que revela as várias facetas da poesia de Drummond. “Do poema piada à poesia participante, da poesia experimental às formas clássicas, da poesia de circunstância à poesia metafísica, do poeta engajado ao autofechamento, do humanismo solidário ao niilismo, do poeta mineiro-itabirano ao poeta universal, da objetiva secura à ternura”.

O Super Tela deste mês será no dia 11, com o documentário brasileiro “Consideração do poema”, de Gustavo Rosa de Moura, Eucanaã Ferraz e Flávio Rosa de Moura. Trata-se de um panorama da obra poética de Carlos Drummond de Andrade lido por grandes nomes da cultura brasileira: Chico Buarque de Holanda, Caetano Veloso, Adriana Calcanhotto, Fernanda Torres, Marília Pera, Milton Hatoum, Antonio Cícero, David Arrigucci, Dráuzio Varella, Cacá Diegues, Laerte, entre outros. Com 70 minutos de duração, o filme foi produzido em 2011 peloInstituto Moreira Salles, durante as comemorações do Dia D, e gentilmente cedido para a exibição no MMM.

No dia 18, dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o Língua Afiada discute a relação entre desenvolvimento sustentável, crescimento econômico e uso de recursos naturais. Com a palestra “Sustentabilidade para além dos muros da universidade”, as especialistas Fabiana Alves e Marina Alvim – biólogas, pesquisadoras da UFMG e professoras do Centro Universitário Izabela Hendrix – discutem o papel dos projetos de extensão universitária no desenvolvimento sustentável.

O Museu também é palco no dia 18, às 19h30, da segunda sessão comentada da série “Da boemia à Liberdade”, da Rede Minas, dentro da programação do Muito MMMais. O episódio “Do Ponto à boemia” aborda o trecho da Rua da Bahia entre as avenidas Afonso Pena e Álvares Cabral. Ali foi espaço para estabelecimentos emblemáticos da trajetória cultural, social, boêmia e etílica de Belo Horizonte, como o Bar do Ponto, Trianon, Café Estrela, Confeitaria Elite, Teatro Municipal, Cine-Teatro Metrópole, Cinemas Odeon e Guarani, Clube Belo Horizonte, Grande Hotel e, em especial, o Edifício Maletta. O convidado é o jornalista José Bento Teixeira de Salles.

Desde setembro, o MMM promove sessões comentadas dos episódios da série “Da boemia à Liberdade”, do programa Bem Cultural, da Rede Minas. A série percorre a história e o cotidiano da Rua da Bahia até a Praça da Liberdade. É feito um percurso por esses dois tradicionais espaços da cidade, conhecendo seus lugares e personagens.

Poesia e histórias
O tradicional Café com Poesia, no MMM Café, acontece no dia 25. O poeta Wilmar Silva, com a participação especial do músico Celso Adolfo, apresenta a “Noite Drummoniana”, com poemas de Carlos Drummond de Andrade. Também no dia 25, dentro da programação do Muito MMMais, o Museu recebe o pesquisador Friedrich Renger, que fala sobre a história do ferro em Minas Gerais e no Brasil, a partir do século 16.

No dia 28, no Era uma vez no MMM..., Beatriz Myrrha conta as histórias de Carlos, o menino que colecionava pedras. O texto é baseado na obra de Drummond e faz uma homenagem ao escritor e às crianças do mundo. Após a narração de histórias, haverá uma apresentação especial da Orquestra Jovem V&M do Brasil, celebrando o Dia D.

Curadoria
O Toda Quinta tem curadoria da comunicadora social Mônica Cerqueira. Ex-diretora de marketing e projetos especiais da Fundação Clóvis Salgado, fundou e dirigiu em Belo Horizonte o circuito de salas de cinema patrocinadas pelo Unibanco. Também foi programadora do Cine Humberto Mauro do Palácio das Artes. Na UFMG, participou da criação da TV UFMG. Com Eder Santos, escreveu o roteiro para o segundo longa do artista, “Deserto azul”.


Toda Quinta
O Toda Quinta e Muito MMMais, programação cultural gratuita do Museu das Minas e do Metal - EBX, é fruto da Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pelas empresas LLX, MPX e OSX, do Grupo EBX. Confira a programação, sempre às quintas-feiras, às 19h30, e no último domingo do mês para as crianças, às 11 horas, noEra uma vez no MMM.

Para os programas Super Tela, Era uma vez no MMM... e Café com Poesia, são distribuídas senhas com 30 minutos de antecedência. Para o programa Língua Afiada, reservas pelo e-mail linguaafiada@mmm.org.br. As reservas são garantidas até 15 minutos antes do início da palestra.

O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade e é patrocinado peloGrupo EBX.
     

SERVIÇO

TODA QUINTA E MUITO MMMAIS

Dia 04 – Língua Afiada – Maria Antonieta Cunha
Dia 11 – Super Tela – Documentário “Consideração do poema” (Duração: 70 minutos)
Dia 18 – Língua Afiada – Fabiana Alves e Marina Alvim
    Sessão comentada “Do Ponto à boemia”
Dia 25 – Café com Poesia – Wilmar Silva e Celso Adolfo
              Palestra “A história do ferro no Brasil” - Friedrich Renger
Dia 28 – Era uma vez no MMM...– Beatriz Myrrha e a Orquestra Jovem V&M do Brasil

Local: Museu das Minas e do Metal - EBX – Praça da Liberdade S/N - Prédio Rosa
Horário: 19h30 (11h para o Era uma vez no MMM...)
Telefones: (31) 3516-7200
Entrada franca