FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Exposição Coletiva "Transperformance 2- Inventário dos Gestos"



Mais de 20 artistas nacionais e estrangeiros, mais de 40 obras, além de performances nas ruas, praças e praias. Durante três meses, o Transperformance 2 - Inventário dos gestos convida o público carioca a refletir sobre a potência de seus gestos, dos mais banais aos mais extremos. De 8 de outubro a 16 de dezembro, a mostra ocupará todos os andares expositivos do Oi Futuro do Flamengo, reunindo  nomes conceituados das artes visuais contemporâneas e outros cujo trabalho está nas fronteiras da dança, música, teatro e poesia. O Transperformance 2, com curadoria da crítica e pesquisadora Marisa Florido e produção da Fase 10 Produções Artísticas, é patrocinado pela Oi e Secretaria de Estado de Cultura, através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro, com o apoio cultural do Oi Futuro.  

A mostra é a segunda edição do Trasperformance, que, em dezembro 2011, com curadoria de Lilian Amaral, ocupou o Oi Futuro em Ipanema e as ruas do bairro com dezenas de apresentações durante quatro dias. Desta vez, além de ser ampliado para três meses, o Transperformance 2 se desdobrará em dois segmentos: o primeiro, com a ocupação de todo o centro cultural do Flamengo, envolvendo obras diversas, incluindo vídeos e instalações sonoras e, o segundo, envolvendo performances, ações e instalações sonoras que acontecerão tanto no centro cultural quanto nas ruas.

Em cinco finais de semana (nos dias 8/10, 27/10, 11/11, 25/11 e 16/12), serão realizadas performances no Largo do Machado, Praia do Flamengo e entorno do centro cultural. "A ideia é ir ao encontro de um público que frequenta pouco ou nada o circuito de arte mas que ainda assim será sensibilizado", explica Marisa Florido.

"Com o Transperformance 2, o Oi Futuro busca extrapolar as galerias do centro cultural do Flamengo e levar a arte para as ruas, promovendo a democratização do acesso à cultura, uma das grandes missões do instituto de responsabilidade social da Oi", afirma Maria Arlete Gonçalves, diretora de Cultural do Oi Futuro.

Anna Gimein (EUA, Espanha), Edwiges Dash, Ronald Duarte, Marssares, Oriana Duarte, Fernando Baena (Espanha) e Narda Alvarado (Bolívia) são alguns dos artistas participantes. Segundo a curadoria, os 40 trabalhos foram divididos em quatro segmentos que se interpenetram, denominados "Inventário dos gestos":
1) "os pequenos gestos" (a coreografia com mudança de significado dos gestos cotidianos, repetidos ou banais);
2) "os pequenos grandes gestos" (gestos mínimos que cruzam a divisão entre o possível e o impossível);
3) "os gestos extremos"  (o corpo em situação-limite, usado como suporte de discursos, de dominação ou de liberdade);
4) "os quase gestos" (a galeria dos gestos imperceptíveis e dos não-gestos, em que se estabelecem diálogos com a pintura e com a iconografia da História da Arte). 
O evento também vai promover debates com uma programação que reunirá artistas visuais, poetas e psicanalistas. O projeto prevê, ainda, a publicação de um livro com imagens dos trabalhos apresentados, ensaio da curadora e textos resultantes dos debates.

PERFORMANCE DE ABERTURA (8/10/2012)

Juliana Notari - Título da obra: Diário de Bandeja Cap. 3
Duração da obra: entre 3h e 4h.
Descrição: Videoprojeção em streaming e jantar.
Em streaming, a artista janta com sua família, em casa, enquanto, simultaneamente, na galeria, o mesmo jantar é oferecido ao público em mesa similar. O vídeo em tempo real do jantar em família é projetado como continuidade da mesa posta na galeria, conectando ambas as situações e, assim, virtual e espacialmente expandindo o jantar. Também simultaneamente, são lançadas na rede as imagens em tempo real da ação.

TRANSPERFORMANCE 2 - INVENTÁRIO DOS GESTOS
Inauguração: 8 de outubro de 2012
Exposição: 9 de outubro a 16 de dezembro de 2012
Local: Oi Futuro (Rua Dois de Dezembro, 63 - Flamengo) e entorno
Horário: 11h às 20h
Nos dias 8/10, 27/10, 11/11, 25/11 e 16/12 serão realizadas performances em espaços públicos do Rio de Janeiro. Programação: Pedro Guimarães e Fafi  (local: Lg. do Machado / data: 27/10); Marssares (Local: Aterro do Flamengo, em frente à rua Dois de Dezembro / data: 11/11); Edwiges Dash (Local: Corcovado /data: 25/11); Ronald Duarte (Local: Oi Futuro / data: 16/12)
Curadoria: Marisa Flórido
Produção: Fase 10 Produções Artísticas
Realização: Oi Futuro
Patrocínio: Oi e Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro