FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Exposição "Cultura Alimentar Mineira: Do Curral Del Rei à Nova Capital"



MHAB retrata cultura alimentar mineira em sua nova exposição
 
A exposição “Cultura Alimentar Mineira: do Curral del Rei à nova capital”, inaugurada recentemente pela Fundação Municipal de Cultura, no Museu Histórico Abílio Barreto, apresenta um diversificado acervo que retrata a riqueza da cultura alimentar de Minas Gerais. A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada às terças, sextas, sábados e domingos, das 10h às 17h; e nas quartas e quintas-feiras, das 10h às 21h.
 
A mostra apresenta a tradição alimentar entendida como especificamente mineira, que tem suas raízes no período colonial e imperial, entre os séculos XVI e XIX, sendo gestada no tempo em que as montanhas, tão emblemáticas de nosso território, estavam repletas de minas de ouro apinhadas de “aventureiros”, oriundos das mais diversas partes.
 
A comida expressava esta diversidade. Eram pratos rústicos, caracterizados pelas carnes de porco e galinha, pelo milho e seus derivados, como o angu, o cubu e o mingau, pela mandioca frita, cozida ou por sua farinha, pela cachaça, pelos doces, pelo ora-pro-nobis, pela taioba e outras hortaliças, broto de bambu, chuchu, caruru, pelo café adoçado com rapadura e, é claro, pelo pão de queijo e pelo queijo Minas. Entre os materiais utilizados para o cozimento, os mais característicos eram a panela de pedra, o fogão a lenha, a colher de pau, os tachos de bronze e as gamelas de madeira.
Cultura Alimentar Mineira: do Curral del Rei à nova capital
Museu Histórico Abílio Barreto – Av. Prudente de Morais, 202, Cidade Jardim
Mais informações: (31) 3277-8573