FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Exposição "O Banquete"




A exposição “O banquete”, do artista plástico Lamounier Lucas, fica em cartaz no Centro Cultural UFMG, de 18 de setembro a 18 de outubro, segunda a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h. A entrada é gratuita.
O trabalho parte de uma proposição irônica na medida em que contrapõe o consumo de luxo à fome e miséria de boa parte da população mundial, através do contraste entre o requinte culinário e a escassez de alimentos.
A mostra é composta de uma videoinstalação contendo um livro-objeto e projeções fotográficas, além de uma série de outros objetos que, em sua maioria, utilizam a cerâmica e a serigrafia como técnica.
A instalação Vestígios traz convidados que compartilham um banquete. Réplicas de cerâmica dos mesmos pratos, talheres e taças servem de aparato para a projeção. Pour mémoire reúne livro-objeto, projeção de fotos e de áudio reproduzindo receitas da culinária francesa. Ingredientes chiques dão lugar a calangos, que matam a fome de miseráveis nas áreas mais pobres do Brasil. Já Buis de bouc, apresenta pratos revestidos com pele de bucho de boi, remete ao solo das regiões do semiárido do país.
As demais obras questionam as regras e convenções de etiqueta social e, ao mesmo tempo, propõem um contraponto analítico de como essas normas se revelam um código vago sem nenhum significado.
Sobre o artista
Lamounier é artista plástico formado pela Escola Guignard (Uemg) e mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG. Já participou de diversas exposições individuais e coletivas em Belo Horizonte.

18 de setembro a 18 de outubro de 2012
segunda a sexta-feira, das 10h às 21h; sábado e domingo, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural UFMG
 Av. Santos Dumont, 174, Centro
(31) 3409-8290
Entrada free