FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Fazendo História "Fé que Mata: Movimentos Messiânicos no Brasil"



O próximo encontro da série Biblioteca Fazendo História aconteceu no dia 16 de outubro. Com o tema Fé que mata: movimentos messiânicos no Brasil, o evento recebeu os historiadores e professores Edgard Leite Ferreira Neto, e Jacqueline Hermann. 

O debate teve entrada franca e aconteceu na Biblioteca Nacional, às 16h, no Auditório Machado de Assis.

Aproveitando o gancho dos cem anos da Guerra do Contestado, trabalhado no dossiê deste mês da Revista de História, os historiadores  apontaram como os movimentos com forte caráter messiânico geraram reações violentas do governo brasileiro e acabaram em guerra. 

O professor da UERJ Edgard Leite é responsável pelo projeto de integração acadêmica da UERJ com as universidades de Sheffield (Inglaterra), de Goa e Jawarhal Nehru (Índia) e membro do Conselho Acadêmico do Centro de História e Cultura Judaica. Jacqueline Hermann é professora de história moderna na UFRJ, e autora de diversos artigos sobre o movimento de Canudos e estudiosa dos messianismos luso-brasileiros.

A série mensal de debates Biblioteca fazendo História é promovido pela Biblioteca Nacional, através da Revista de História da Biblioteca Nacionale traz temas relevantes da história do Brasil abordados em cada edição da revista. O objetivo é trazer à tona temas históricos publicados na revista e aproximá-la do público leitor. 

A presença no evento deu direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares.

Biblioteca Fazendo História
Fé que mata: movimentos messiânicos no Brasil
16 de outubro no Auditório Machado de Assis
Endereço: Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ (acesso pelo jardim)
Horário: 16h
Entrada Franca