FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Memorial Minas Gerais Vale.Exposição Fotográfica "Um Dia na Praça" e a Videoinstalação "Eu Não Estou Aqui"


Walmir Monteiro

O Memorial Minas Gerais Vale, na Praça da Liberdade apresenta duas novas atrações: a exposição fotográfica “Um Dia na Praça”, produzido pelo museu, e a videoinstalação “Eu Não Estou Aqui”. As duas iniciativas abrigarão dois espaços de exposições temporárias: a Sala de Exposição e a Sala de Vídeo. Com entrada franca, ambas ficarão em cartaz até o dia 30 de novembro.

 “Um Dia na Praça”
A exposição fotográfica “Um Dia na Praça” mostra os diversos usos e ocupações que as pessoas fazem da Praça da Liberdade. A partir desta reflexão, revela outras visões – bem distantes das imagens publicitárias ou turísticas: aqui os fotógrafos enfatizaram o tom poético e a beleza silenciosa do próprio cotidiano.
 O olhar atento dos profissionais André Luppi, Elmo Alves, Marcos Toledo, Nereu Jr., Pauline Pepe, Ronaldo Almeida, Sérgio Castro, Tibério França, Tina Carvalhaes e Walmir Monteiro revelou, num único dia, momentos, pessoas, situações e formas de apropriação do espaço que, muitas vezes, passam despercebidas no cotidiano fugaz e veloz da cidade.
“Eu não estou aqui”
Enquanto a exposição repousa no fascínio e nos múltiplos olhares que a Praça da Liberdade desperta, a instigante videoinstalação “Eu não estou aqui” se inspira com muita poesia e sensibilidade, nas misteriosas circunstâncias de desaparecimento de crianças em Belo Horizonte e nos efeitos sociais e psicológicos causados sobre suas famílias.
Objetos que fazem parte do ambiente doméstico das crianças são usados como superfícies para projeção de imagens que remetem à ideia de ausência. Os profissionais e artistas da Emvideo se inspiraram em 10 casos de desaparecimento de crianças e, a partir daí, criaram textos literários que transitam entre a realidade e a ficção, em forma de livro e na voz de uma anônima mãe.

 “Eu Não Estou Aqui”
“Eu não estou aqui” é uma videoinstalação inspirada nas misteriosas circunstâncias de desaparecimento de crianças em Belo Horizonte e nos efeitos sociais e psicológicos causados sobre suas famílias. Objetos que fazem parte do ambiente doméstico das crianças são usados como superfícies para projeção de imagens que remetem à ideia de ausência. 10 casos de desaparecimento de crianças inspiraram a criação de textos literários que transitam entre a realidade e a ficção, em forma de livro e na voz de uma anônima mãe.


26 de setembro a 30 de novembro de 2012
terças, quartas, sextas e sábados: das 10h às 17h30, com permanência até às 18h.
Quintas: das 10h às 21h30, com permanência até às 22h.
Domingos: das 10h às 15h30, com permanência até às 16h.
Local: Memorial Minas Gerais Vale
Praça da Liberdade s/n, esquina com Rua Gonçalves Dias
Entrada Franca
Contato: (31) 3309-1117
Para visitas guiadas, em grupos, agendamento pelo telefone (31) 3343-7317/ www.memorialvale.com.br