FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Seminário Implementing The Responsibility to Protect



Convite
InSeminário Implementing the Responsability to Protect: new directions for international peace and security?no dia 22 de novembro, das 08h30 às 18h, no hotel Mercure Eixo Monumental, em Brasília.
A época atual constitui-se como um ponto importante de inflexão para toda a arquitetura internacional voltada para manter e restaurar a paz e a segurança no mundo. A Responsabilidade de Proteger (R2P) - considerada um dos grandes avanços normativos das relações internacionais do século XXI - foi fruto de um frágil consenso e, menos de uma década depois de entrar no vocabulário da ONU, passa por um momento crítico de dupla (re)avaliação.

O Brasil procura contribuir para este debate. Em resposta à desproporcionalidade da Resolução 1973 do CSNU e ao que seriam supostos excessos cometidos pela OTAN no uso da força no caso da Líbia, o Brasil apresentou uma nota conceitual em novembro de 2011, detalhando a chamada "Responsabilidade ao Proteger" (RwP), termo já invocado anteriormente em setembro daquele ano pela Presidente Dilma Rousseff na abertura da Assembleia Geral das Nações Unidas. Trata-se de uma proposta organizada de princípios, regras e parâmetros para melhor regular o uso da força em nome da proteção de populações contra os crimes protegidos pela R2P: crimes de guerra, contra a humanidade, limpeza étnica e genocídio.

O objetivo do presente Seminário é aumentar e aprofundar o conhecimento, dentro e fora do Brasil, sobre as implicações operacionais da "responsabilidade de proteger" e "responsabilidade ao proteger".

                 As inscrições para o evento serão abertas em novembro nesta mesma página.

Confira a versão preliminar do programa .

Data: 22 de novembro de 2012, quinta-feira 
Horário: 08h30 - 18h
Local: Hotel Mercure Eixo Continental - SHN, Quadra 5, Bloco G Setor Hoteleiro Norte Eixo Monumental, Distrito FederaL