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terça-feira, 9 de outubro de 2012

Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes


Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes
O Seminário Internacional Frotas & Fretes Verdes foi formulado a partir de uma demanda dos Correios e do interesse demonstrado pelo BIRD em apoiar o Brasil no desenvolvimento de um conjunto de ações de estímulo ao aumento da eficiência nos transportes, vale dizer na redução do consumo de diesel sem prejuízo do deslocamento de pessoas e cargas. Recebeu o apoio do CONPET e de diversas empresas do segmento.
Visa trabalhar junto aos grandes fretistas a demanda para que os transportadores contratados para levar seus produtos considerem, além dos parâmetros de tempo de entrega, segurança etc., considere também formas de reduzir os efeitos ambientais negativos associados, sejam os locais ou os globais de emissões.
Em última análise, visa aumentar o desempenho energético das frotas do país. Dada a dependência dos transportes ao diesel,  reduzir o consumo desse combustível é uma forma indireta de medir e avaliar resultados.
Isso tudo passa por medidas do governo como a melhor conservação das estradas, estímulos ao uso do transporte público bem como a fixação de padrões para motores (PROCONVE 7) e para um diesel mais limpo e facilidades para o desenvolvimento de modais mais eficientes que, em um país com as dimensões continentais do Brasil, significa mais ferrovias e transportes aquaviários.
É fundamental, no entanto, aperfeiçoar a logística considerando as limitações existentes e que, mesmo com uma política efetiva para o uso de modais mais racionais, levará tempo para implantar. Assim, um dado importante dessa realidade no que concerne aos transportes a longas distâncias é a forte dependência aos caminhões, em muitos casos o modal que mais consome combustível por tonelada transportada. No entanto 2/3 da matriz de carga do país depende desse tipo de transporte.
Nesse contexto, o F&FV examinará, também, um conjunto de ações focadas na redução do consumo rodoviário em temas tais como a melhoria da aerodinâmica dos sistemas (mesmo para não especialistas é perceptível o descasamento entre cabines e baús observado nas estradas europeias  e norte-americanas); o incentivo ao uso de pneus com menores resistências de rolamento, já comercializados no exterior; novos materiais que dão mais leveza aos veículos; o uso de controles remotos para monitorar o desempenho dos veículos e treinamento de motoristas para esse aspecto. São ações com retornos econômicos quantificáveis e o seu financiamento será examinado também nessa mesa.

Objetivo

Conhecer e discutir as melhores técnicas de uso eficiente do óleo diesel visando reduzir custos nos transportes de cargas e de passageiros e emissões indesejáveis, com ênfase nas ações de Frotistas e Fretistas.
Para tanto, serão avaliadas tecnologias e práticas que aumentem o desempenho da frota existente e discutidas ações que sinalizem e induzam esses resultados.
A iniciativa visa colaborar com a Política Nacional de Mudanças Climáticas – PNMC (Lei 12.187 de 29/12/2009), que incentiva a economia de baixo carbono e com a Política Energética Nacional (Lei 12.490, de 16/09/2011) para melhorar a economicidade dos transportes.

Público

Os organizadores pretendem reunir todos aqueles que estão construindo e ajudando a promover os conceitos de eficiência energética e redução de emissões dos meios de transporte de cargas e pessoas. O seminário tem como público alvo grandes frotistas e fretistas, a indústria automotiva, fabricantes de pneus e componentes, representantes de agências de governos, professores, estudantes e pesquisadores nas áreas de interesse com o tema.

Localização

Royal Tulip Rio de Janeiro
Av. Aquarela do Brasil, 75
São Conrado
Rio de Janeiro – RJ – Brazil
(21) 3323-2200