FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Exposição Interativa "Se Liga"


"SE LIGA!" - Exposição interativa de cultura e sustentabilidade acontece no Shopping Nova América

Videoinstalações, cenografias e outros recursos visuais mostram desde a origem do universo até os dias de hoje, na exposição de acontece de 15/11 a 16/12


A partir do dia 15 de novembro, o público terá uma ótima oportunidade de revisar a história do nosso planeta e de aprender sobre a trajetória da relação do homem com o entorno de maneira lúdica e muito diferente. A exposição interativa "SE LIGA!" aborda perspectivas de história, biologia, ciência, astronomia, ecologia e cultura para apresentar o longo processo de mudanças do planeta e as ações humanas, culminando numa das mais importantes questões contemporâneas: a sustentabilidade. A mostra acontece de terça a domingo, no estacionamento doShopping Nova América, na Zona Norte do Rio, até o dia 16 de dezembro. Serão mais de mil metros quadrados de exposição.

Com cenografia e design instigantes, poemas, filmes, trilha sonora, videoinstalações, documentários, animações e muitas instalações, a exposição propõe uma imersão sensorial nos temas apresentados. O roteiro é resultado do trabalho de um grupo multidisciplinar e reflexo da tendência atual de exposições: exhibition design, quando uma história é contada de forma tridimensional, com uso de múltiplos recursos de comunicação e design.

De acordo com Isabel Seixas, idealizadora e diretora artística do projeto ao lado de Diogo Rezende, a ideia é sensibilizar o público por meio da arte. "Além de ser uma exposição artisticamente rica, tem uma pegada educativa e inspiradora", completa.

O objetivo maior da mostra é o de sensibilizar e "ampliar a lente de visão" dos visitantes. Mais do que uma simples mudança de hábitos cotidianos, a exposição quer motivar o público a compreender a complexidade das coisas, a grandiosidade do sistema social e natural e ampliar a consciência de como a sociedade influi nos rumos do nosso planeta, para assim poder saber como agir individualmente e contribuir de forma mais efetiva para um futuro sustentável.

"SE LIGA!" conta com o selo Carbon Free, concedido pela ONG Iniciativa Verde, o que significa que está compensando suas emissões de gases de efeito estufa associadas à sua realização por meio de recuperação da Mata Atlântica.

A exposição é uma produção da M’Baraká Experiências Relevantes e conta com o patrocínio da ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), Prefeitura do Rio de Janeiro, Chemtech, Universidade Estácio e apoio da empresa Pennant Serviços Marítimos, do Metro Rio e do Shopping Nova América.


O Roteiro

O público começa a ser instigado logo na entrada, onde diversas portas apresentam conteúdos curiosos sobre a relação do homem com o mundo, temas abordados no interior da mostra. "SE LIGA!" é dividida em oito momentos:

1) De onde viemos?: Esse que talvez seja o questionamento mais comum de todos os tempos. É o tema da primeira sala da exposição. Nela os visitantes conhecerão a origem do universo sob o ponto de vista da ciência, de mitos e cosmologias. Uma videoinstalação é projetada em grande parte da sala e mistura conteúdos como a grande explosão que originou o universo e os mitos das cosmologias indígenas, chinesas e africanas, entre outras, deixando para o visitante o ponto de vista que lhe convier. Ainda nessa sala, haverá ilustrações e textos que introduzem temas como a Teoria do Big Bang, a Expansão do Universo; os Buracos Negros; além de vídeos impressionantes de observação do universo, feitos pela Nasa, e vídeos do físico brasileiro Marcelo Gleiser, da série "Nosso mundo".

2) Os sistemas - Relação entre as coisas: No segundo ambiente, será mostrada a importância do Sistema Solar e sua interferência nos demais sistemas na Terra. Serão abordadas questões como: Teoria da Gravidade; Sistema Solar e a relação de escala entre os planetas; Relações Sistêmicas, O Calendário, equilíbrio entre os corpos, energia do sol etc. Um grande sol cenográfico no centro da sala lembra a imponência do astro e sua importância para a vida na Terra.

3) O mistério da vida: Uma grande árvore cenográfica vai em direção a um único ponto de luz no alto da sala. Uma metáfora do organismo que busca a vida. Nessa sala, é introduzida no roteiro a origem da vida na Terra. Um grande painel apresenta a evolução das espécies. Temas como relações ecológicas, biodiversidade e fotossíntese são apresentados nesse ambiente. Grandes livros cenográficos estão à disposição do público, explicando brevemente as principais teorias evolucionistas.

4) O homem e o entorno: Nessa sala, o homem é introduzido no ambiente. É abordada a evolução das espécies homo até surgir o homem moderno, além da relação do homem pré-industrial com a natureza. A sala dá inicio à cronologia dos inventos da humanidade. As grandes descobertas feitas para aumentar a capacidade produtiva, facilitar a vida, descansar, ter conforto como o domínio do fogo, as manipulações da natureza para gerar energia (moinhos, barcos a vela etc.) as máquinas simples (alavancas, rampas, catapultas etc.) e o marco revolucionário da agricultura. Alguns objetos em tamanho real poderão ser manipulados ou observados. A grande experiência da sala fica por conta da exibição de trechos do documentário "Baraka" (1992), do cinegrafista e diretor Ron Fricke, especialista na técnica time-lapse (em que imagens são gravadas em velocidade lenta e, quando exibidas, parecem mais rápidas). O documentário, filmado em 23 países, mostra por meio de imagens impactantes, a complexidade do mundo em que vivemos, aborda temas como religião, ambiente, cultura e sociedade. O filme será projetado em um grande prisma no centro da sala, provocando sensações intensas nos visitantes. Também nessa sala será apresentado vídeo do fotógrafo inglês Muybridge, um dos precursores do cinema, com a imagem de uma índia em movimento.

5) O homem no centro: Essencialmente uma experiência metafórica. Espelhos ao redor da sala colocam o homem-visitante sempre em evidência. Uma audioinstalação mistura diversos discursos históricos para simular o egocentrismo. Esse ambiente faz referência simbólica ao Renascimento, período de grandes mudanças ideológicas, quando o mundo aparece como cenário de ações humanas e um novo eixo de pensamento se impõe.

Entre-sala: ao sair desse ambiente o público é obrigado a passar por uma rampa onde a verdadeira "marcha ao progresso" se inicia.

6) Ganhando escala - Da revolução industrial aos dias de hoje: Esse espaço simula "um grande arquivo da história", da revolução industrial aos dias de hoje. As invenções e revoluções sociais mais importantes dos últimos quatro séculos são exibidas em três tipos de expositores: grandes arquivos em que o público precisa procurar a informação, telas touch screen, e expositores de objetos, miniaturas e fotos de época como o primeiro carro o telescópio, o telefone, entre outros. Ao longo do percurso que apresenta inventos e tecnologias que tanto nos trouxeram benefícios, o visitante vai descobrindo sinais da insustentabilidade do sistema no qual vivemos.
Em um ambiente da sala será exibido trecho do filme "Koyaanisqatsi: Life out of balance" (1983), de Godfrey Reggio, com música do compositor Philip Glass, que leva o público a refletir sobre os aspectos da vida moderna que nos fazem viver um ritmo bem acelerado.

7) Caos e esperança - O paradigma contemporâneo: O poema "Lasciate ogni speranza voi ch’entrate" de Arnaldo Antunes, é a base da videoinstalação, com referências à poesia concreta. O título do poema significa algo como "Deixai qualquer esperança, vós que aqui entrais" e é retirada da "Divina comédia", de Dante. As palavras do poema "saltam" do vídeo para sensibilizar o visitante. A proposta é atingir o público e despertá-lo para a urgência da busca por novos caminhos.

8) O futuro - Um mundo melhor é possível: A sala simula uma arca. Nela os visitantes vão ter acesso a informações sobre sustentabilidade, à linha do tempo dos grandes marcos relacionados ao tema, a conceitos como biodiversidade, crédito de carbono e à gestão ambiental. Saberá também um pouco sobre avanços na área no Brasil e no mundo, sobre eficiência energética, energias renováveis e aprende de que forma agir no plano individual. Diversos baús cenográficos estarão espalhados pela sala com "ideias-tesouro" inspiradoras que devem "sair do baú" e virar prática. Nesse momento final, os visitantes poderão assistir a um vídeo com depoimentos de pessoas comuns sobre sustentabilidade. O público também poderá medir sua pegada ecológica, saber onde descartar devidamente seu lixo (parceria com o portal E-Cicle, que tem banco de dados com pontos de coleta dos mais diversos materiais). Projetos de universidades, cases de cidades sustentáveis e projetos de ONGs também serão expostos nessa sala. No topo da sala, uma surpresa: uma vista esperançosa onde apenas o visitante que se propor a ver para além do horizonte encontrará mensagens de esperança.

A trilha sonora da exposição é assinada por Pedro Mibilelli, violinista da Orquestra do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e um dos arranjadores da atual turnê da cantora Marisa Monte.

Paralelamente à mostra, o projeto "SE LIGA!" vai realizar, em parceria com a Universidade Estácio, uma ação de medição na cidade, com o objetivo de alertar a população quanto ao perigo da poluição para o planeta. Será no Centro da cidade, dia 06/12, das 8h30 às 17h, quando será medida a poluição sonora (decibelímetro). Os resultados serão divulgados em tempo real, através de um painel eletrônico. Ainda serão mostrados dados sobre os problemas ambientais de locais com grande concentração demográfica e de veículos.

A parceria com a universidade também levará dez projetos de alunos de diversos cursos, selecionados entre 300, a serem expostos no evento. Três dos escolhidos serão premiados pelo "SE LIGA!" durante um concurso cultural.

M’Baraká Experiências Relevantes (www.mbaraka.com.br)
Criada em 2006, a M’Baraká é um grupo multidisciplinar de criação que associa cultura, arte, design, tecnologia e estratégia para modelar projetos que provocam, informam e transformam pessoas, utilizando-se de conteúdos pertinentes e linguagens inovadoras.
A produtora tem em seu portfólio projetos como Roda Skol (direção de arte e cenografia); "Contos brasileiros"; Nokia Mob Jam; Lounges para SPFW; projeto "Contos clássicos"; identidade visual para companhias e projetos; Festival Live PA; planejamento , coidealização e produção do 1O. Festival Internacional de Circo do Rio de Janeiro; planejamento de marca do Projeto Estrombo, novos negócios para música - Sebrae-RJ; Expo SE LIGA!; cinco edições do CopaFest, festival de música Intrumental, além de projetos no Oi Futuro e Centro Cultural Banco do Brasil, entre outros. No total, mais de 50 shows, quatro peças de teatro, três exposições e dois grandes festivais.



FICHA TÉCNICA
Idealização e direção artística: Isabel Seixas e Diogo Rezende - M’Baraká Experiências Relevantes
Pesquisadores: Cláudio D’Ipolitto, Fernando Graell, Roney Belhassof
Curadoria e roteiro: Isabel Seixas e Diogo Rezende
Planejamento e coordenação: Isabel Seixas
Produção executiva: Kiki Garcia
Cenografia: ZERO 2 Arquitetura
Design: Diogo Rezende
Projeto grafico: Richard Veerdorn
Designers: Mariana Solis, Adriano Fidalgo e Fernanda Queiroz, sob direção de Diogo Rezende
Pesquisa de imagens e vídeos: Debora Guimarães
Tratamento de texto e roteiro geral: Lilian Andrade e Roney Belhassof
Direção musical: Pedro Mibilelli

Serviço:
Datas: de 15 de novembro a 16 de dezembro (terça a domingo)
Horários: das 14h às 21h (dias úteis); das 11h às 21h (fins de semana e feriados)
Local: Shopping Nova América (www.novaamerica.com.br)
Endereço: Av. Pastor Martin Luther King Jr., 126 - Del Castilho
Tel: (21) 3083-1000
Ingressos: R$ 14 (dias úteis); R$ 20 (fins de semana e feriados)
*Meia-entrada conforme legislação do Estado e Cidade do Rio de Janeiro.
Locais de venda de ingressos: bilheteria local (a partir de 15/11)
Promoções (levando materiais recicláveis) veja em:
www.exposeliga.com.br
www.facebook.com/exposeliga
www.twitter.com/exposeliga
Classificação: Livre