FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Mostra de Cinema "Loucuras pela Música"



De 08 e 29 de novembro, sempre nas terças e quintas-feiras, às 19h, o Cinecentro irá exibir a Mostra de Cinema – Loucuras Pela Música, que conta com a curadoria de Rosângela Pereira de Tugny, professora da Escola de Música da UFMG. Dentro os vários filmes que abordam esta temática, a curadora selecionou cinco títulos de diretores americanos e europeus e um filme brasileiro. A entrada é free.
Programação
08.11.2012 – quinta-feira
Amadeus, de Milos Forman (EUA – 1984 – 180 min)
Após tentar se suicidar, Salieri (F. Murray Abraham) confessa a um padre que foi o responsável pela morte de Mozart (Tom Hulce) e relata como conheceu, conviveu e passou a odiar Mozart, um jovem irreverente que compunha como se sua música tivesse sido abençoada por Deus.
13.11.2012 – terça-feira
Todas as Manhãs do Mundo, de Alain Corneau (França – 1991 – 114 min)
No final do século XVII, Monsieur de Sainte Colombe, tocador de viola, regressa à casa e descobre que sua mulher faleceu enquanto esteve ausente.
Na sua dor, ele constrói uma pequena casa no jardim, para o qual vai viver para dedicar sua vida à música e às suas duas filhas, Madeleine e Toinette, evitando assim o mundo exterior.
Os rumores sobre ele e a sua música começam a alargar-se, e chegam até à corte de Luís XIV, que o quer tocando na corte, porém Colombe recusa. Um dia, o jovem Marin Marais vai vê-lo com um pedido: quer aprender a tocar.
20.11.2012 – terça-feira
Por Volta da Meia-Noite, de Bertrand Tavernier (EUA – 1986 – 131 min.)
Na Paris de 1959, um talentoso e veterano saxofonista deve se apresentar no Blue Note, ao lado de outros músicos americanos. Com problemas de alcoolismo, ele é amparado por um fã parisiense. Além de Dexter Gordon, o filme de Bertrand Tavernier contou com a presença de grandes jazzistas: Ron Carter, Wayne Shorter, Freddie Hubbard, Herbie Hancock, entre outros.
22.11.2012 – quinta-feira
Wai'á Rini, O Poder do Sonho, de Divino Tserewahú (Brasil – 2001 – 48 min.)
A festa do Wai’á, dentro do longo ciclo de cerimônias de iniciação do povo Xavante, é aquela que introduz o jovem na vida espiritual, no contato com as forças sobrenaturais. O diretor Divino Tserewahú vai dialogando com o seu pai, um dos dirigentes deste ritual, para revelar o que pode ser revelado desta festa secreta dos homens, onde os iniciandos passam por muitas provações e perigos.
27.11.2012 – terça-feira
Sala de Música, de Satyajit Ray (Índia – 1957 – 48 min.)
O último representante de uma alta casta insiste em manter o padrão de vida de seus antepassados, mesmo vivendo uma situação cada vez mais difícil. Uma das coisas da qual não abre mão é a enorme sala de música de sua mansão. Seu amor à música e seus atos acabam levando sua família à ruína.

29.11.2012 – quinta-feira
Retratos de Strawinsky, de Richard Leacock (EUA – 1965 – 58 min.)
Este documentário segue o compositor e maestro Igor Stavinsky em sua casa na Califórnia, em Londres, e em Hamburgo, onde ele realiza um ensaio de orquestra. Inclui conversas com uma variedade de amigos e colaboradores musicais. Inclui imagens de Stravinsky e Balanchine discutir as “Variações (In memoriam Aldous Huxley)” e ensaiando sua balé “Apollo” com Suzanne Farrell.

08 e 29 de novembro de 2012
Terças e quintas-feiras às 19h
Local: Centro Cultural UFMG
Praça da Estação, na Av. Santos Dumont, 174, esquina com Rua da Bahia. www.centrocultural.ufmg.br   
Tel: 3409.8284/8290
Entrada free