FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Exposição "Roberto Burle Marx- A Figura Humana na Obra em Desenho"



A mostra apresenta 120 desenhos do artista produzidos de 1919, aos dez anos de idade, até 1950. Parte integrante e inédita do acervo com mais de três mil peças do Sítio Roberto Burle Marx, a seleção sintetiza o período inicial de sua produção no campo das artes plásticas, marcado pelo ensino acadêmico. Feitas sobre papel em carvão, grafite, nanquim, lápis de cor, crayon, giz de cera, hidrocor e guache, as obras expostas se subdividem em dois amplos conjuntos:
No primeiro deles, há retratos, nus e esboços de figuras, nos quais se percebe a passagem de preocupações relacionadas ao domínio técnico, como o uso do claro-escuro e a proporcionalidade do corpo humano, ao desenvolvimento de uma linguagem própria, inspirada pelo traço cubista e já próxima da abstração, da qual se depreende a generosidade de seu olhar a respeito do ser humano. Veem-se tanto familiares e amigos quanto figuras do povo, expressão com a qual ele próprio se referia àqueles em que se podiam notar características regionais.
O segundo conjunto contempla diversas cenas cotidianas, nas quais cadeiras, mesas e copos denotam a ambiência de bares e restaurantes. Personagens recorrentes, como fuzileiros, marinheiros e jogadores de bilhar, participam de uma atmosfera em que, por vezes, o ponto de vista do observador parece participar das trocas de olhares e palavras comuns a esses locais de convivência e entretenimento.
Mais do que os passos iniciais da trajetória artística de Roberto Burle Marx e a influência, posteriormente detectada de seus professores Leo Putz e Candido Portinari, dos pintores alemães do início do século XX, de Pablo Picasso e de Paul Gauguin, os desenhos reunidos na mostra "Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho", não apenas prenunciam elementos formais presentes em sua maturidade artística, como também sugerem que seu modo de estar no mundo e cultivar amizades e paisagens participou de maneira decisiva no desenvolvimento das linhas e traços que o singularizam em termos artísticos.
A exposição "Roberto Burle Marx: a figura humana na obra em desenho", selecionada no Sistema Aberto de Patrocínio dos Correios para ser apresentada em três unidades culturais da empresa, chega ao Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro, após temporada no Museu Postal, em Brasília.O projeto encerra sua etinerância no Centro Cultural Correios de Recife, em 2013. A seleção das obras foi realizada entre os quase 1.500 desenhos - legados pelo próprio artista, pouco antes de seu falecimento, em 1994, ao Acervo do Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN/MinC.
Serviço: 
Exposição: "Roberto Burle Marx - A Figura Humana na Obra em Desenho"
Abertura: 13 de novembro, às 19h
terça a domingo 12h às 19h - GRÁTIS
Local: Centro Cultural Correios (Rua Visconde de Itaboraí, 20 - Centro 2253-1580)
Acervo: Sítio Roberto Burle Marx/IPHAN/MinC.
Patrocínio: Correios
Apoio: Centro Cultural Correios
Acesse: www.correios.com.br