FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Passeios Guiados no Palácio da Justiça do Rio de Janeiro


Ruy Barbosa e deusa Têmis guiam visitas especiais pelo Antigo Palácio da Justiça

O tour, que integra o programa Por dentro do Palácio, promovido pelo CCPJ-Rio, recomeça no dia 17 de janeiro

Conhecer o Antigo Palácio da Justiça pode ser um passeio ainda mais interessante e divertido quando os guiam se tratam de personagens históricos e mitológicos. A partir do dia 17/01, o grande jurista Ruy Barbosa, interpretado por Eduardo Diaz, e Têmis, a deusa grega protetora das leis e dos juramentos, interpretada por Dulce Penna de Miranda, voltam a comandar as visitas guiadas do palácio, agora juntos.

O tour, que integra o programa Por dentro do Palácio, é promovido pelo Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A classificação é livre e a entrada é gratuita. As visitas acontecem às quintas, às 18h; e no último sábado de cada mês, às 16h.

O passeio começa nas escadarias do Antigo Palácio da Justiça, onde o intelectual e a deusa recebem os visitantes. Após uma breve contextualização, os guias os levam para escadaria lateral de acesso ao Salão dos Passos Perdidos. Com o nome oficial de Salão dos Bustos, o espaço ficou conhecido dessa forma por ser o local onde advogados, familiares, jornalistas e curiosos se reuniam durante os intervalos dos julgamentos.

No segundo pavimento, a visita segue pelo suntuoso salão histórico do Primeiro Tribunal do Júri, local preferido das crianças, onde elas podem conhecer o funcionamento de um júri.

Seguindo para o terceiro andar, são visitadas a Câmara Isolada, sala de sessão onde os desembargadores se reuniam para o julgamento em colegiado dos processos em segunda instância; e o Tribunal Pleno, local onde se reuniam os desembargadores, por ocasião das sessões do mais alto órgão do Poder Judiciário. O plenário recebeu eventos marcantes da vida Judiciária e política do país, sendo o mais importante deles a promulgação do Código Penal Brasileiro, em 1940, com a presença do então Presidente da República Getúlio Vargas.

O passeio é encerrado no térreo, quando o público conhece o Pátio Interno do Palácio e as dependências do CCPJ-Rio, com uma passagem pela Sala de Acervo de Figurinos e a Sala Multiuso, onde são realizadas diversas atividades, como espetáculos teatrais, musicais, exibições de filmes, cursos, entre outros.


Por dentro do Palácio
Considerado um marco de sucesso na programação do CCPJ-Rio, o programa "Por dentro do Palácio" teve início em janeiro de 2011. Em sua primeira versão, os visitantes eram guiados pelo personagem Ruy Barbosa. O tour com a deusa Têmis teve sua estreia em março de 2012. Em 2013 as visitas terão os dois guias ao mesmo tempo. Para Sílvia Monte, diretora do CCPJ-Rio e idealizadora do programa, o projeto tem cumprido seu objetivo original: estimular que o cidadão visite o Antigo Palácio da Justiça para conhecer, de forma lúdica e descontraída, um pouco da memória e do funcionamento do Judiciário.


Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro (CCPJ-Rio)
Braço cultural do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, o CCPJ-Rio iniciou suas atividades em novembro de 2010, na ocasião da reabertura do Antigo Palácio da Justiça, construído em 1926 para instalar a Corte de Apelação do então Distrito Federal. Desde então, o CCPJ-Rio tem oferecido à população programação gratuita, rica e diversificada, com o compromisso de criar e estimular programas especiais que, aos poucos, formem a identidade de um Centro Cultural promovido pela e na Casa da Justiça. Consolidando, assim, a sua missão: privilegiar o conhecimento e a arte como condições essenciais ao pleno exercício da cidadania.



POR DENTRO DO PALÁCIO
Visita guiada teatralizada pelo Antigo Palácio da Justiça

Ficha Técnica - Ruy Barbosa
Ruy Barbosa por Eduardo Diaz
Texto e direção: Rafael Ribeiro
Figurino: Daniela Garcia Christino
Caracterização: Ateliê Vavá Torres
Criação e produção: CCPJ-Rio

Ficha técnica - Deusa Têmis
Deusa Têmis por Dulce Penna de Miranda
Texto e direção: Claudio Castro Filho
Figurino: Espetacular Produções & Artes
Adereços: Claudia Taylor
Caracterização: Ateliê Vavá Torres
Criação e produção: CCPJ-Rio


Serviço:
Local: Centro Cultural do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro - Antigo Palácio da Justiça
Site: http://portaltj.tjrj.jus.br/web/guest/institucional/centrocultural
Endereço: Rua Dom Manuel, 29, Centro - Rio de Janeiro - RJ
Datas:
Janeiro - 17 e 31/01 (quintas) e 26/01 (sábado)
Fevereiro - 7, 21 e 28/02 (quintas) e 23/02 (sábado)
Março - 7, 14 e 21/03 (quintas) e 23/03 (sábado)
Horário: 18h (quintas); 16h (sábados)
Distribuição de senhas no local: 15 min antes do início da visita
Número de visitantes por sessão: 40
Duração da visita: 60 min
Recomendação etária: livre
Telefones para informações e agendamento: (21) 3133-3368
Entrada gratuita