FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

1ª Edição da Série "Olhar de Artista" 2013



“Olhar de artista: Adriano de Aquino lê Ivan Serpa”


A primeira edição da série “Olhar de Artista” ocupará, a partir do dia 5 de março, a Galeria 2 da Caixa Cultural – RJ, trazendo a visão do pintor Adriano de Aquino sobre a trajetória do artista Ivan Serpa. Participando do projeto como curador, Aquino escolheu mais de 80 obras de Serpa para compor a mostra, que tem como ponto de partida um quadro da “Série Geomântica”, sem título, pintado em 1973. A obra não chegou a ser concluída por Serpa e, em catálogo, ganhou a inscrição “(Inacabado)” entre as suas descrições técnicas. “Quando me deparei com a reprodução desse quadro no livro, pensei que a pretensa condição de acabamento abarca somente a aparência das obras artísticas enquanto objetos concebidos para fins mercantis. Inacabada é a condição categórica de toda obra de arte, assim como de todo o trabalho do Serpa, de tudo o que nos cerca, e também de todos nós”, diz Aquino. Sua seleção dá conta da pluralidade própria à obra do artista homenageado. Em vez de privilegiar um período da carreira de Serpa ou uma linguagem com que tenha trabalhado, a exposição explora a multiplicidade de sua trajetória.


Aquino e Serpa
“Olhar de artista: Adriano de Aquino lê Ivan Serpa” aproxima duas figuras de referência para a história da arte brasileira. Além de pintor, Serpa produziu colagens em papel, desenhos, guaches, híbridos de formas abstratas e figurativas. Nascido em 1923 e falecido em 1973, foi mestre de artistas de renome. Suas aulas se desdobravam em intensos debates sobre os limites do campo artístico e suas possíveis transposições.
O pintor Adriano de Aquino nasceu mais de 20 anos depois de Serpa, em 1946, mas compartilhou com ele muitas das inquietações que conduziam o ambiente artístico na década de 60, quando começou a produzir. Em 1973, partiu para uma temporada em Paris, retornando em 1976. Em 2012, Aquino exibiu sua produção mais recente na exposição “00:00”, montada no Rio de Janeiro. Há mais de 30 anos atua como gestor e articulador de políticas públicas para a cultura.
Cada um à sua maneira, Serpa e Aquino são reconhecidos por sua forte sensibilidade crítica. Contribuíram para levantar questionamentos sobre a história e a função da arte no Brasil através de sua obra, de debates consistentes e de ações propositivas.


“Olhar de artista”
Idealizada pela Coletiva Projetos Culturais, a série “Olhar de artista” convida artistas brasileiros para realizarem curadorias de exposições individuais de outros artistas, sejam eles contemporâneos ou não. A função conceitual tradicionalmente consagrada aos curadores é deslocada, privilegiando a produção crítica daqueles que praticam as artes visuais e, ao mesmo tempo, refletem sobre ela. O projeto reforça o caráter dialogal do campo artístico e os movimentos transversais que permitem o seu desenvolvimento.


Serviço
“Olhar de Artista: Adriano de Aquino lê Ivan Serpa”
Abertura: 4 de março (segunda-feira), às 19h
Visitação: de 5 de março a 28 de abril de 2013
De terça a domingo, das 10h às 21h

CAIXA Cultural RJ – Galeria 2
Av. Almirante Barroso 25, Centro
Rio de Janeiro – RJ