A administração de compras ou gestão de compras é a atividade responsável pela aquisição de materiais e matérias-primas dentro da empresa de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações.
Para isso o administrador deverá manter um fluxo contínuo de suprimentos de modo a atender a demanda da produção evitando excedentes, que podem gerar custos, e gerando um mínimo de investimentos a fim de não afetar a operacionalidade da empresa.
Desta forma, a empresa terá garantidos o aumento em sua produtividade, pois não haverá o problema de falta de materiais e perda de prazos, além de realizar compras com o menor custo possível impactando diretamente no faturamento final da organização.
Existem inúmeros softwares e ferramentas operacionais que podem auxiliar o administrador de compras na sua tarefa de manter um cadastro atualizado dos fornecedores e um fluxo confiável de matérias-primas e materiais.
O administrador de compras geralmente possui formação em administração ou logística e acaba se especializando na área através de cursos livres que podem ser feitos até mesmo on-line.
Links:
Fontes
http://www.fasfsul.edu.br/bibliodigital/administracao/administracao_de_compras.pdf
http://www.eps.ufsc.br/labs/grad/disciplinas/GerenciaDeMateriais/99.1/admCompras.ppt
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0212549_05_cap_05.pdf
http://www.fasfsul.edu.br/bibliodigital/administracao/administracao_de_compras.pdf
http://www.eps.ufsc.br/labs/grad/disciplinas/GerenciaDeMateriais/99.1/admCompras.ppt
http://www2.dbd.puc-rio.br/pergamum/tesesabertas/0212549_05_cap_05.pdf