FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

domingo, 17 de fevereiro de 2013

Artigos: Agricultura Especulativa



agricultura especulativa é aquela que visa atender às flutuações do mercado externo, tudo que é produzido é para ser exportado e em prol de um melhor lucro para os seus produtores. No Brasil, por exemplo, o agronegócio tem se expandido por meio das transnacionais, mega empresas de produção agrícola que visam o mercado externo.

Como consequência, as atividades dessas grandes empresas estão expulsando os pequenos produtores de suas propriedades. As transnacionais atuam, principalmente, na cultura da soja, da cana-de-açúcar e do eucalipto.

Considerando a produção brasileira como uma produção primária referente às commodities, o que produzimos também é utilizado como especulação financeira nas bolsas de Nova York e de Tóquio para enriquecer as empresas internacionais do agronegócio.

Grupos de reivindicação popular e agrária como o MST (Movimento Sem Terra) critica programas de agroecologia implementados por essas grandes empresas, segundo a opinião dos críticos a produção de alimentos orgânicos é apenas um discurso de sustentabilidade para atrair mais consumidores e visibilidade para suas marcas.

Nos últimos anos, o excesso de especulação tem causado o aumento dos preços dos alimentos a níveis recordes, gerando problemas quando há secas e perda de colheitas, principalmente, em países com altos índices de desigualdade e pobreza.

Por outro lado, a modernização da produção de alimentos em nível internacional ajudou a humanidade a alcançar setebilhões de pessoas no planeta Terra, além de outros fatores ligados à medicina.

Porém, o desenfreado avanço do agronegócio e das especulações para atender o mercado interno pode, em países que não monitoram a produção, gerar escassez de alimentos para o mercado interno, alta dos preços e perdas ambientaisrelacionadas ao desmatamento para abertura de solos cultiváveis, à falta de água potável para a população e mudanças climáticas.

O mundo com uma população que cresce exponencialmente necessitará de produzir mais alimentos, e para produzir precisará de mais empresas e terras cultiváveis, porém, caso a produção atenda somente às especulações internacionais sem respeitar o meio ambiente e o acesso social ao alimento, teremos uma agricultura para atender mercados e não pessoas.