FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Artigos: Ciências Cognitivas




Cognitivo é o que é relativo ao conhecimento. Dessa forma, Ciências cognitivas, podem-se considerar como o conjunto de disciplinas que se uniram, não perdendo suas características específicas individuais, com o objetivo de investigar as questões do conhecimento, também chamadas de questões epistemológicas.

As principais disciplinas que compõem as ciências cognitivas são: a psicologia cognitiva, a lingüística, e a inteligência artificial, e parcialmente a filosofia (Descartes como precursor), a neurobiologia (admitindo a presença, sem aprofundar o estudo dos níveis de representações), a lógica (base da Inteligência artificial) e a antropologia (considerando as representações culturais).]

As ciências cognitivas pesquisam, a princípio, duas classes de problemas: O estudo dos processos de tratamento de informação, através da percepção, transformação, armazenamento, recuperação e utilização; e o estudo das formas como se sistematizam as representações dessas atividades.
É claro que o ser humano é um ser naturalmente movido pelos sentimentos e pela razão. A razão aqui entendida como conhecimento.

As disciplinas que compõe as Ciências Cognitivas não desconsideram a relevância dos fatores emocionais, que são próprios de cada ser humano. Procuram explicar os processos que possam ser generalizados, que são considerados equivalentes na maioria das pessoas, os processos globais, enfim.

Das disciplinas que compõe as ciências cognitivas, a psicologia contribui na pesquisa de atividades mentais como a percepção seletiva, e de cada etapa por onde passam as informações, como a elaboração (idéia), a transformação(aprimoramento da idéia), o armazenamento (aprendizagem), a recuperação (memória), e a utilização dessa informação.

A lingüística, atualmente é entendida como parte de todas as ciências cognitivas, não sendo exclusiva a nenhuma delas, mas sendo o que fundamenta a inter-relação e a interligação entre elas.

Quanto a Inteligência artificial, esta reagrupou em cinco classes, as representações do conhecimento. São elas, a lógica, as redes semânticas, as representações procedurais, os frames e os sistemas de regras de produção.

Colabora também, à medida que valida ou não modelos resultantes de outras disciplinas que compõe as ciências cognitivas.