FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Artigos: Consumo Global de Energia



O mundo entrou no século XXI repensando o seu padrão de consumo, principalmente, no setor energético, área essencial para a manutenção da qualidade de vida das pessoas e do crescimento econômico dos países, mas, por outro lado, se explorado e consumido em alta escala, torna-se numa grande preocupação em nível ambiental.


Numa visão geral, o padrão de consumo está ligado a todos os segmentos de consumo, sendo o energético o que tem chamado mais atenção das autoridades, tanto em nível de fontes de energias  quanto de nível de distribuição e consumo das mesmas.

O consumo de energia está relacionado diretamente ao comportamento de uma sociedade e ao nível de desenvolvimento de um país. Porém, independente do contexto do consumo de energia, os impactos das ações humanas sobre o meio ambiente devem ser analisados considerando os níveis de renda e acesso a bens e serviço.

Para analisar o nível de padrões de consumo de energia, considera-se a intensidade energética, índice que relaciona a energia ao PIB. Recentemente, a AIE (Agência Internacional de Energia) informou que o consumo global de energia poderá aumentar nos próximos 25 anos, fator que levará a população mundial a uma situação de insegurança.

O dado é pertencente ao relatório O Mundo da Energia, publicado no dia 9 de novembro, em Londres. O estudo ainda recomenda o estímulo ao consumo de energias renováveis por meio de novas políticas públicas.

Ainda alertou a respeito do uso permanente de combustível proveniente do carvão, insumo energético que aumentará a emissão do gás carbônico na atmosfera. O relatório ainda afirma que a produção de energia proveniente de usinas térmicas nucleares poderá cair 15% até o ano de 2035 em virtude dos acidentes radioativos ocorridos em Fukushima, durante o grande tsunami no Japão.

O ano de 2012, na agenda da ONU (Organização das Nações Unidas), é o ano internacional da Energia  Sustentável para todos, por meio da realização da Cúpula Rio+20, cúpula sobre a preservação ambiental que marca os 20 anos da realização da Rio92