FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lançamento do Livro "Letras na Paisagem"


No dia 6 de fevereiro de 2013, às 15h, será lançado no MAM Rio o livro “Letras na Paisagem”, um projeto dos designers portugueses Lizá Ramalho e Artur Rebelo, que tem como objetivo explorar os territórios do processo criativo e a sua ligação à prática profissional. Por ocasião do lançamento será realizada uma conferência com a participação dos autores e do arquiteto Pedro Bandeira. O evento integra as comemorações do Ano de Portugal no Brasil.
“O livro é um ensaio visual que reforça a letra como unidade, e explora o meio – o livro, enquanto aborda temáticas como o abandono, o desnorte, a desativação, a beleza do descartável e a riqueza do desconcertante e da estranheza. As imagens que se sucedem ao longo da publicação exploram a ideia de falso, na forma e conteúdo”, explicam os autores. O livro terá tiragem de 200 exemplares assinados e numerados e será acompanhado de uma prova e de um certificado dos autores.
O livro é um projeto da R2, ateliê de design de comunicação fundado por Lizá Ramalho e Artur Rebelo, em Portugal. Para o desenvolvimento de “Letras na Paisagem”, a R2 contou com o olhar teórico e critico da historiadora de design Raquel Pelta e do arquiteto Pedro Bandeira.
Letras na Paisagem será a primeira de várias publicações, não periódicas e sem formato definido, que apenas terão em comum o aprofundamento de conceitos que surgem durante um projeto. Os vários fascículos resultarão nas “Estórias do processo, desenvolvimento desses encontros”.
CONFERÊNCIA
Por ocasião do lançamento do livro, será realizada uma conferência com Lizá Ramalho e Artur Rebelo, com apresentação de Pedro Bandeira. Os autores vão falar sobre os seus trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos – objeto de vários prêmios em Portugal e no exterior e publicados por prestigiadas editoras e revistas especializadas –, e apresentar a relação íntima entre estes e os processos criativos. Esta conferência dará um enfoque especial à importância da tipografia.
SOBRE A R2
Criada em 1995 por Lizá Ramalho e Artur Rebelo, a R2 é um atelier de design, sediado no Porto. A R2 desenvolve projetos como o design editorial, a criação de identidades visuais, os sistemas de sinalética, o desenho de cartazes, o design de exposições e de espaços, bem como projetos de web design. Como consequência da sua multidisciplinaridade, a R2 celebra parcerias com outras áreas de projeto como a arquitetura, a engenharia, a fotografia, a escrita ou a programação. Neste seguimento, a R2 tem realizado intervenções em espaços públicos, criando cenários, projeções, exposições e vídeos. Para além destas vertentes, o seu trabalho estende-se ainda à docência, investigação, curadoria, publicação de obras, intervenções e instalações. A R2 explora diferentes meios, sejam estáticos, sequenciais ou interativos, assim como diversos materiais, desde o papel, ao ecrã e até ao betão. O domínio das diferentes plataformas de publicação, dimensões e materiais permite uma resposta abrangente que centra a discussão nos conteúdos e conceitos do projeto. Do diálogo entre a bi-dimensão, que tradicionalmente caracteriza o design gráfico, com a tridimensionalidade resultam projetos altamente diferenciadores que mereceram as melhores criticas da comunidade do design internacional.
Os seus trabalhos integram as coleções de importantes museus, como o Musée des Arts Décoratifs (Paris), o Museu Heritage (Hong Kong) ou o Deutsches Plakat Museum (Alemanha); sendo igualmente convidados para um grande número de exposições internacionais, como é o caso da 8ª Trienal Internacional de Posters (IPT), realizada em 2006, no Museu de Arte Moderna de Toyama (Japão). Editoras especializadas, como Gustavo Gili (Espanha), Rotovision (Reino Unido), United Editions (Reino Unido), Die Gestaltum Verlag (Alemanha) e Victionary (China); e revistas da especialidade, entre as quais Eye (Reino Unido), Elephant (Reino Unido), Étapes (França), Art and Design (Japão) e Print (EUA) publicam os seus projetos. Integraram diversos júris internacionais, coordenaram workshops e apresentaram conferências em várias universidades, como a School of Visual Arts (Nova Iorque), o Art Institute of Chicago, o Institutte Vissuelle Kommunication (Suiça) ou a Facultat de Belles Artes (Barcelona); e participaram igualmente em diversos congressos, dos quais se destaca as European Design Conferences (Estocolmo).
O seu trabalho tem sido objeto de importantes distinções e prêmios internacionais, como o ICOGRADA Award, na Trnava Poster Triennial (Eslováquia); vários Certificate of Excellence
in Typography da Type Diretors Club (EUA); diversos Red Dot Awards (Alemanha); o Grand Prix ganho na Bienal Internacional de Brno (República Checa); o Gold Prize na 7ª Trienal Internacional de Posters de Toyama (Japão); um Merit e um Honor Award na edição de 2009 da Society for Environmental Graphic Design (SEGD); um Premier Award no Internationa Society of Typographic Designers (ISTD) de 2011 (Reino Unido); e ainda, mais recentemente, o prémio D&AD 2012 na categoria de Design de Espaço (Reino Unido).
DADOS FAVORITOS
A Dados Favoritos é uma associação cultural sem fins lucrativos criada em 2010 com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento e promoção do design de comunicação. A associação tem como objetivos prioritários o desenvolvimento de atividades culturais, a promoção do design português, a realização de eventos e a edição de conteúdos.
Serviço: Lançamento livro “Letras na Paisagem”
Dia 6 de fevereiro de 2013, às 15h
[segundo andar]
Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro
Endereço: Av. Infante Dom Henrique, 85
Parque do Flamengo – Rio de Janeiro – RJ 20021-140
Telefone: 21.2240.4944