FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Palestra "Intimidade. A Vida Privada no Império"

Image


Em fevereiro a Revista de História da Biblioteca Nacional traz à tona aspectos da vida privada no Império, da alimentação da Princesa Isabel às relações amorosas na corte. E no dia 19, terça-feira, o “Biblioteca Fazendo História” aborda o tema com a presença dos historiadores Mariana Muaze (UNIRIO) e Roberto Guedes Ferreira (UFRRJ) para debater o tema. O evento acontece, às 16h, no Auditório Machado de Assis, na Biblioteca Nacional. Entrada franca.
O debate traz à luz os detalhes da intimidade dos brasileiros e as mudanças que o conceito de privacidade sofreu durante o século XIX. Os historiadores vão abordar também, a formação das famílias no Império, muitas vezes sendo tratadas como um negócio e indo além das relações biológicas.
Professora do departamento de história da UNIRIO, Mariana Muaze é doutora pela UFF, com pós-doutorado no CPDOC/FGV. É autora de artigos em publicações especializadas. “As memórias da viscondessa: Família e poder no Brasil Império” foi premiado também no Concurso de Monografias do Arquivo Nacional no ano de 2007, com do Prêmio Jorge Zahar (2007-2008).
Roberto Guedes Ferreira é professor da Universidade Federal Rural (UFRRJ) e membro do corpo editorial da revista Especiaria feita pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC). Com Pós-Doutorado pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, é especialista em história do Brasil, atuando principalmente em temas como economia, sociedade e escravidão.
Biblioteca Fazendo História é uma série mensal de encontros que discute temas relevantes da história do Brasil abordados a cada edição da Revista de História da Biblioteca Nacional. A presença no evento dá direito a certificado de participação, que pode ser utilizado por alunos e professores como horas de atividades complementares.


Intimidade: Vida privada no Império
19 de fevereiro na Biblioteca Nacional
Local: Auditório Machado de Assis (Rua México, s/nº – Centro – Rio de Janeiro – RJ – acesso pelo jardim)
Horário: 16h
Entrada Franca.