FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Posse do Conselho do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte




No próximo dia 27, às 14h, o prefeito Marcio Lacerda dará posse aos novos membros do Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte, órgão responsável pela promoção e preservação da herança cultural da cidade. Na ocasião, a sala onde o Conselho se reúne mensalmente será reinaugurada sob novo nome – Affonso Ávila - em homenagem ao poeta, ensaísta e pesquisador belo-horizontino. O evento acontece na sede da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, na Rua Estevão Pinto, 601, Serra.

A bela edificação, em estilo eclético com influência neoclássica, foi tombada em 17/12/1992 e já teve diversos usos: foi residência do professor Antônio Aleixo, colégio e até convento. Recentemente, recebeu pintura nova, o telhado foi recomposto e o jardim da entrada, revitalizado. O espaço também acaba de receber uma exposição permanente de cartões postais da coleção de Octávio Dias Filho, pertencentes ao acervo do MHAB. A exposição é composta por doze postais antigos e retrata diversos olhares sobre o cotidiano de Belo Horizonte. Todas essas ações fazem parte do plano de obras para recuperação dos espaços da Fundação Municipal de Cultura.

Sobre a decisão de homenagear um dos maiores poetas brasileiros, o Diretor de Patrimônio Cultural, Carlos Henrique Bicalho, lembra que Affonso Ávila realizou diversos trabalhos de levantamento e conservação do patrimônio artístico e arquitetônico de cidades históricas mineiras. “O professor Affonso Ávila, inclusive, foi um dos responsáveis pela criação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico”, comenta.