FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

sexta-feira, 1 de março de 2013

Artigos: Crescimento das Empresas Chinesas no Brasil



No Brasil, tem se verificado um significativo aumento do investimento de empresas chinesas, que geram emprego, novas oportunidades de negócios e crescimento corporativo e financeiro como retorno. Em São Paulo, a empresa ZTE construiu um parque industrial em Hortolândia, e a Foxconn uma fábrica em Jundiaí.

Outra empresa que emergiu em nosso mercado nos últimos anos, a Huawei Technologies, emprega mais de 4.000 funcionários no país. A Gree Electric Appliances Zhuhai Inc, empresa especializada em fabricação de ar condicionado, líder em seu país, visa lidar com os crescentes pedidos de seus produtos.

Os produtos da Gree conseguiram se tornar popular entre os consumidores brasileiros, principalmente, por serem vendidos por preços mais baixos. Essa empresa entrou no Brasil em 1998, pertencendo ao primeiro conjunto deempresas chinesas a se instalarem no país. Em 2011, a empresa alcançou a segunda posição no segmento, vendendo 500.000 equipamentos de ar condicionados, movimentando cerca de 200 milhões de dólares.

Entre 2000 e 2011, centenas de empresas chinesas abriram escritório no Brasil, a maioria trabalham no segmento de tecnologia. A Huawei tem respondido a mais de 90% das contratações locais, no primeiro semestre de 2011 alcançou receita de vendas de 1 bilhão de dólares.

A receita da ZTE brasileira equivale a 9% de toda a receita global da empresa no exterior, o Brasil é considerado uma região estratégica para o desenvolvimento de sua marca na América Latina. Economicamente, o Brasil tem sido um grande mercado similar aos dos EUA.

Desde 2009, a China se tornou no maior parceiro do Brasil, superando os EUA entre as trocas comerciais e investimentos. Em 2009, a China investiu 300 milhões de dólares no Brasil. Em 2010, a China Petrochemical Corporation comprou 40 % dos negócios brasileiros da petroleira espanhola Repsol por US $ 7,1 bilhões. O comercial bilateral entre China e Brasil é forte pelo fato das duas economias serem complementares.

Geralmente, o Brasil exporta commodities e diversas matéria-primas para a indústria chinesa e importa produtos manufaturados e de alta tecnologia da China, porém, a instalação de indústrias chinesas no Brasil incentiva a geração de emprego e renda no país, o que ajuda a retirar o país da condição de importador, fator que somente gera emprego em solo chinês.