FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de março de 2013

Exposição "Memento Homo: Objetos Litúrgicos do Séc. XIX"



Em comemoração à Semana Santa, o Museu do Diamante (Ibram/MinC) apresenta, até domingo (31), a exposição Memento homo: objetos litúrgicos do séc. XIX, com algumas das alfaias que compõem o acervo do museu, localizado em Diamantina (MG). A mostra também é constituída de pinturas religiosas que representam cenas bíblicas.
O título da exposição refere-se à expressão em latim “Memento homo, quia pulvis es, et in pulverem reverteris“, que significa “Lembra-te homem que és pó e ao pó tornarás”. Além de alertar para a finitude do mundo material, determina o que devemos guardar na memória, fazendo um paralelo com a função de um museu na preservação da identidade humana, para além dos objetos representados.
A exposição está aberta à visitação hoje (28), das 10h às 15; sábado, das 10h às 17h, e domingo das 9h às 13h. Em virtude do feriado, na sexta-feira (29) o museu estará fechado. Mais informações pelo telefone: (38) 3531.1382.

Exposição revisada – Em fevereiro o Museu do Diamante revisou sua exposição de longa duração. A mudança da expografia foi desenvolvida pela equipe do museu como resultado de pesquisas e consultas à documentação do acervo em  bibliotecas e arquivos públicos.
Instalado no prédio tombado que foi a casa do inconfidente padre Rolim, o Museu do Diamante funciona desde 1950 classificando e conservando elementos característicos de jazidas, formações e espécies de diamantes brasileiros, abordando também o desenvolvimento delas e sua influência na economia do país. O diversificado acervo conta com pinturas, esculturas, desenhos, cédulas, moedas, estampas, instrumentos musicais, indumentária, mobiliário, utensílios domésticos e de iluminação.