FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 19 de março de 2013

Exposição "Mestres da Capital"





Espaço destinado a abrigar as manifestações populares do Estado, o Centro de Arte Popular – Cemig (CAP) comemora aniversário de um ano de funcionamento, no dia 19 de março e para celebrar a data e também o dia do padroeiro dos Artesãos, São José, e o Dia do Artesão, o CAP vai inaugurar a mostra “Mestres da Capital”. A realização é da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico em parceria com a Fundação Municipal de Cultura. A exposição pode ser vista até o dia 30 de abril no horário de funcionamento do CAP. A entrada é gratuita.
A mostra apresenta a produção mais recente de treze Mestres Artesãos que vivem em Belo Horizonte: Álvaro Jorge, As Mariquinhas, Cláudio Gerais, Detimar Vieira, Hygino de Almeida, Jacinta Maria Paulo Souza (dona Jacinta das Bonecas), José Damasceno Telles Camilo, José Leôncio de Araújo, Maurino de Araújo, Nelsino Lourenço, Olinto de Araújo, Vanderley Campos de Sena e Willi Carvalho.
São mais de trinta obras expostas, nos mais variados suportes: tecido, cerâmica, madeira e metal, que retratam a diversidade da produção da arte popular produzida em Belo Horizonte e desvendam para o visitante o universo destes artistas: o religioso, o real e, em sua maioria, o fantasioso.
A exposição “Mestres da Capital”, que será realizada na Sala de Exposições Temporárias do CAP, é uma realização do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Assembléia Legislativa de Minas Gerais, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, Sebrae Minas; apoio do BID-FUMIN - Programa de Turismo de Negócios e Eventos de Belo Horizonte e do Centro de Artesanato Mineiro - CEART/MG.

Sobre o CAP
Espaço privilegiado de divulgação e apreciação da arte popular de várias regiões do Estado de Minas Gerais, o acervo do museu conduz o visitante ao mundo imaginário de renomados artistas como Artur Pereira, Dirléia Neves Peixoto, Dona Isabel, Dona Tonica, GTO, Lorenzatto, Maria Lira Marques, Noemisa e Ulisses Pereira, entre outros.
Desde que foi inaugurado, o Centro de Arte Popular - Cemig recebeu 15.544 visitantes em suas salas de exposições de longa duração e para visitação à exposição temporária “Atos de Fé”, um recorte da coleção de 3.000 peças da colecionadora tiradentina Maria Zahle Pena, composta por oratórios, santos e ex-votos dos séculos XVII, XVIII e XIX, que ficou aberta ao público entre março e setembro de 2012.
O acervo total do CAP tem cerca de 800 peças, grande parte delas pertencentes ao Estado, mas também oriundas de empréstimo, através de comodato, de acervo de colecionadores privados e de outras instituições museais.
A exposição de longa duração apresenta ao público cerca de 360 peças, que retratam as diferentes expressões de arte criadas pelo homem, ao longo do tempo, em todo o Estado de Minas Gerais. Isso inclui desde as manifestações dos primeiros habitantes da região, com as pinturas rupestres, até os grafismos urbanos contemporâneos.
Para demonstrar a diversidade da produção de arte popular do Estado, a mostra traz obras de várias regiões de Minas Gerais, como o Vale do Jequitinhonha, Araxá, São João Del Rey, Ouro Preto, Belo Horizonte, Cachoeira do Brumado, Divinópolis, Prados e Sabará.
Em seus dois primeiros andares, o Centro de Arte Popular – Cemig abriga salas que retratam a arte popular mineira. Seu acervo é organizado por materiais, temas e cronologia, onde o visitante pode conferir esculturas em madeira e em cerâmica, telas, teares. Mídias, som e imagem tornam as exposições ainda mais dinâmicas e interativas, e ajudam na contextualização dos temas, mostrando ao visitante uma dimensão mais ampla e profunda do histórico cultural de cada região.

Evento: Abertura da Exposição MESTRES DA CAPITAL
Local: Centro de Arte Popular – Cemig (CAP)
Endereço: Rua Gonçalves Dias, 1608 – Funcionários – BH – MG
Data: 19 de março de 2012
Horário: 20 horas
Período de exposição: de 20 de março a 30 de abril de 2013
Funcionamento do CAP:
Às terças, quartas e sextas-feiras – das 10h às 19h
Às quintas-feiras – das 12h às 21h
Aos sábados e domingos – das 12h às 19h
Preço: Acesso gratuito
Informações e agendamento de visitas – (31) 3222-3231