FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

terça-feira, 26 de março de 2013

Debate e Lançamento do Livro "Reprograme-se"







Museus estão em transformação. Há uma discussão intensa sobre seu novo papel na era da informação, que pede o entendimento profundo de comunicação, branding e construção de relacionamentos. Organizador do livro Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus(Ímã Editorial, 2012, 220 p., R$ 29,90) – construído com a participação de especialistas em todo o mundo –, o jornalista carioca Luis Marcelo Mendes lança a edição impressa da publicação em Belo Horizonte. O evento acontece no dia 4 de abril, quinta-feira, às 19h30, no Museu das Minas e do Metal – EBX.



Concebido como um projeto colaborativo, o Reprograme traz questões que estão em debate por pensadores de museus e reúne artigos, entrevistas e palestras de autores brasileiros e estrangeiros. Em pauta, a evolução do papel do museu na construção e distribuição do conhecimento, o impacto das novas tecnologias, a participação na comunidade e o engajamento, por meio de estratégias inovadoras, para envolver o público nas trocas com a arte, artistas e experiências cotidianas.



A publicação traz cases de várias instituições museológicas do mundo, como o Museu de Arte Moderna (MoMA) e o New Museum, em Nova Iorque, os museus do Louvre e D’Orsay, em Paris, o Yerba Buena Center for the Arts, em São Francisco, na Califórnia, entre outros. No Brasil, é destacada a experiência inovadora do Museu das Minas e do Metal (MMM), cuja rede social – a Rede MMM, disponível em www.mmm.org.br, com cerca de 900 seguidores – estende o passeio pelo Museu na internet, com conteúdos postados pelos próprios visitantes.



Já lançado em São Paulo e no Rio, o livro tem versões em português e inglês. Em suportes eletrônicos – PDF e versões para tablet e leitor de livros digital –, o download da publicação é gratuito pelo site www.reprograme.com.br. Também participaram do projeto fotógrafos de vários países, cujo trabalho foi publicado no site Flickr em regime Creative Commons.



Luis Marcelo Mendes

Jornalista, há 20 anos atua junto a instituições públicas e privadas no desenvolvimento de projetos de comunicação, branding, mídias digitais, editoriais, exposições e ações promocionais. Atualmente é consultor de Comunicação para Museus da Fundação Roberto Marinho. Em 2013, Mendes participará de alguns eventos na área, entre eles o Museum and the Web (Portland, EUA), Museum Next (Amsterdã, Holanda) e seminário na Casa do Saber (RJ).



Durante o lançamento em Belo Horizonte, haverá debate sobre o tema com o público e dois especialistas: Alysson Lisboa, especialista em comunicação digital interativa e professor do UniBH, e Ana Paula Gaspar, coordenadora de comunicação digital e mídias sociais do MMM.



O Museu das Minas e do Metal - EBX integra o Circuito Cultural Praça da Liberdade.


Lançamento do livo Reprograme: comunicação, marca e cultura numa nova era de museus (Ímã Editorial, 2012, 220 p., R$ 29,90)



  • Convidado: Luis Marcelo Mendes (org.)
  • Data: 4 de abril de 2013, quinta-feira
  • Local: Salão Nobre – Museu das Minas e do Metal – Praça da Liberdade – Prédio Rosa
  • Horário: 19h30
  • Telefone: (31) 3516-7200
  • Entrada franca