FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quinta-feira, 28 de março de 2013

Exposição "Rubens Grilo - A Trajetória do Artista - Aquisição de 500 Obras"

"Naufragos Anônimos", de Rubem Grilo


Está em cartaz no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA/Ibram), na cidade do Rio de Janeiro, a exposição Rubem Grilo – a trajetória do artista – aquisição de 500 obras.A mostra fica em cartaz até 5 de maio e é composta por 123 xilogravuras, de diferentes datas e formatos, que representam um resumo da produção do artista, abrangendo 43 anos de atividade profissional (1971 a 2012).
Rubem Grilo foi contemplado em 2011 pelo Prêmio Marcantonio Vilaça, relativo ao Edital Prêmio Procultura de Estímulo às Artes Visuais – 2010, da Fundação Nacional de Artes (Funarte/MinC). A exposição se insere na etapa conclusiva do projeto premiado, cujo compromisso consiste na transferência de 500 criações para o Gabinete de Gravura do MNBA.
A aquisição atual das 500 criações de Grilo vem se somar a outras 900 gravuras doadas anteriormente por ele ao Museu Nacional de Belas Artes.
Em paralelo à mostra, no dia 14 de abril,  às 15h, será realizado no auditório do museu um debate  gratuito sobre A importância dos acervos públicos e a obra de Rubem Grilo.
O artista – Mineiro de Pouso Alegre, MG, nascido em 1946, mas há muito radicado no Rio de Janeiro, Rubem Grilo realizou as primeiras xilogravuras em 1971. Ilustrou diversos jornais de 1973 a 1985, como Opinião, Movimento, Folhetim (Folha de São Paulo, Pasquim , Retrato do Brasil) entre outros. Criou as vinhetas do Segundo Caderno na reforma gráfica do jornal O Globo, em 1995. Atualmente, é colaborador semanal da Ilustrada (Folha de São Paulo).
Mais informações sobre a exposição pelo telefone (21) 2219.8474.

"Fast Food", de Rubem Grilo