FOTOGRAFIAS

AS FOTOS DOS EVENTOS PODERÃO SER APRECIADAS NO FACEBOOCK DA REVISTA.
FACEBOOK: CULTURAE.CIDADANIA.1

UMA REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL E CIENTÍFICA SEM FINS LUCRATIVOS
(TODAS AS INFORMAÇÕES CONTIDAS NAS PUBLICAÇÕES SÃO DE RESPONSABILIDADE DE QUEM NOS ENVIA GENTILMENTE PARA DIVULGAÇÃO).

quarta-feira, 13 de março de 2013

IV Semana da Poesia


Imagem

Com o objetivo comum de incentivar o hábito da leitura, a Fundação Biblioteca Nacional e o movimento Por um Rio Capital da Poesia realizam o bate-papo Poesia em Movimento, que marca a abertura da VI Semana da Poesia. Essa sexta edição da festa reforça a conexão dos poetas com a cena literária carioca. Os debates e o sarau ocorrem nesta quinta-feira, 14/03, às 18h, no Auditório da Biblioteca Nacional.

“O movimento Por um Rio Capital da Poesia conta com a ação de agentes culturais inseridos na cena poética, como o projeto Ler é 10 – Leia Favela e a Casa Poema, para mapear e dar visibilidade aos eventos literários”, explica a poeta Clauky Boom. Ela lembra que a maioria dos saraus promovidos no Rio são feitos por iniciativa de pessoas físicas que tem a finalidade de incluir a poesia na economia criativa.

Além de discussões sobre as modificações no cenário cultural da cidade e suas consequências, um mini-sarau poético vai ser feito em homenagem ao poeta e performer Ericson Pires. Falecido em março do ano passado, ele foi um militante nas artes e na política e vivia em constante movimento pela cidade.

Serão duas mesas de debate. A primeira – Poesia em pé, no palco, em pauta e no papel – tem como discussão como é publicar poesia hoje em dia, poetas de rua e modos alternativos de vender livros. Também fala sobre a poesia e seus diferentes suportes na cidade, como intervenções urbanas, performances e videoarte. Mediado pelo Daniel Rolim, a mesa conta com a participação de Thereza Rocque da Motta, Otávio Júnior e Marina Mara.

Na segunda mesa – Poesia em Movimento –, o debate mediado pelo Écio Salles traz os poetas João Luiz de Souza, conhecido como João do Corujão, e Sergio Vaz.  O tema é a inserção da poesia na cidade como transformador social, através de iniciativas que levam cultura para dentro de comunidades, escolas e centros corporativos que têm pouco acesso à informação.

A VI Semana da Poesia, que tem o apoio da FBN através dos seus programas Circuito Nacional de Feiras de Livro e Caravanas de Escritores, acontece do dia 14/03 ao dia 21/03, Dia Nacional Da Poesia e Dia Mundial da Poesia, respectivamente. Confira a agenda completa na página do evento: www.facebook.com/porumriocapitaldapoesia.

 Poesia em Movimento
Data: 14 de março de 2013
Horário: 18h
Local: Auditório Machado de Assis, Rua México s/n° – Centro, Rio de Janeiro.
Entrada Franca